Ao anunciar o secretariado no dia da posse em primeiro de janeiro deste ano (2021) o prefeito Marcelo Araújo (DEM) revelou nomes que gerou muitos questionamentos na cidade de Conceição do Coité, pelo fato de a maioria não ter destaque politicamente no município, na ocasião o gestor já deixava claro que faria um grupo técnico e sem interferência política, mas logo nos primeiros dias começaram as primeiras exonerações e novas nomeações, e nestes oito meses e dez dias o gestor promoveu quatro mudanças na Secretaria de Administração e Planejamento, três na Secretaria de Assistência Social e uma na Infraestrutura.
O caso mais recente foi à exoneração do secretário de Infraestrutura e Serviço Público, Valdelio George Mota Rios publicada no Diário Oficial do Município de sexta-feira, dia 08. Neste mesmo dia foi publicada a nomeação do engenheiro concursado da Prefeitura, Vinicius Valanes Borges Giffoni Veloso como novo titular da pasta.
Nesses pouco mais de oito meses, Valdélio vinha sendo um dos mais destacados, até porque o prefeito iniciou a gestão com bastante trabalho na área coordenada por ele, com destaque para a retomada da obra da Praça Porcina Rosa, reforma de estradas vicinais e a construção das faixas elevadas no centro, cujas obras vieram acompanhadas com a reabertura do contorno de Salgadália. Para efetivar essas obras a Prefeitura interditou as duas principais vias do centro comercial por 31 dias e foi motivo de muita critica e memes nas redes sociais pela demora. No dia da inauguração ele explicou o motivo da demora.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social teve a professora Marialva Carneiro de Carvalho, nomeada através do decreto 06, e foi a que menos tempo ficou a frente à pasta, ou seja, 10 dias, quando foi exonerada e em seu lugar foi nomeada a psicóloga Ionara de Jesus Ramos Araújo que também deixou a titularidade da pasta e assumiu uma das coordenações na mesma Secretaria e em seu lugar o prefeito nomeou Vanúsa Silva de Oliveira.
As secretarias de Agricultura, Finanças, Indústria Comércio e Serviços, e Saúde estão com os mesmos titulares desde o inicio do mandato.
O publicitário Ramires Mota que foi nomeado secretário de Comunicação em 02 de agosto, disse ao CN que o prefeito Marcelo Araújo sempre pautou a escolha de seus secretários na questão técnica e conhecimento da área.
Além das quatro mudanças da Administração e Planejamento, três na Assistência Social e uma na Infraestrutura, Marcelo Araújo promoveu outras que envolveram nomeados do primeiro e segundo escalão.
Dança das cadeiras
O primeiro decreto assinado pelo prefeito Marcelo Araújo, foi no dia 04 de janeiro nomeando Macson Alberto dos Santos como secretário de Administração e Planejamento e este ficou apenas um mês e o cargo foi ocupado pelo contador Diego Rodrigues do Sacramento que também não demorou muito para ser exonerado (31 de março). Gildemar Silva Carneiro, mais conhecido como Dema o terceiro a coordenar a pasta, e por último Ariel Ramos que havia sido nomeado em janeiro como Chefe de Gabinete e se tornou responsável também pela Comunicação e Relações Institucionais, embora não tenha atuado na Comunicação, hoje responde apenas pela Administração e Planejamento, enquanto Relações Institucionais ficou vaga.
A Comunicação que apareceu com Hellen Marinho como titular da pasta no primeiro anúncio, também não durou, ficou menos de uma semana e nem chegou ser nomeada, depois o prefeito passou a responsabilidade para Ariel conforme dito anteriormente ele não atuou na prática e de agosto para cá, Ramires Mota deixou de ser assessor e teve o cargo elevado a secretário de Comunicação.
Em resumo, nesses primeiros oito meses de Governo, Marcelo Araújo nomeou 4 secretários de Administração, 3 de Assistência Social e um de Infraestrutura pelo primeiro escalão, além da Comunicação, neste setor houve apenas remanejamento e nenhuma exoneração.
O repórter Valdemi de Assis questionou o prefeito os motivos de tanta mudança em menos de uma ano de gestão – Ouça a resposta.
No dia 02 de janeiro o CN publicou uma matéria com os nomes dos secretários e o histórico de cada um (relembre).