O município de Coronel João Sá, município do nordeste da Bahia, há cerca de 380 km de Salvador é destaque no levantamento do IFDM, índice FIRJAN de desenvolvimento municipal.
Desde 2008, anualmente o IFDM mede o desenvolvimento de todos os municípios do Brasil e na publicação da última quinta-feira (21) o levantamento referente a 2020, aponta Coronel João Sá ocupando a seleta lista das primeiras no quesito investimento.
O índice é baseado em resultados fiscais declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).Ele é composto por quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira.
Sob o comando do prefeito Carlos Augusto Silveira Sobral (Carlinhos Sobral, MDB), o município de Coronel João Sá obteve nota máxima – (0 a 1) – no quesito “investimentos”, ficando em primeiro lugar na Bahia, superando inclusive a capital Salvador, que ficou em 124º no ranking estadual, e demais cidades do interior como Paulo Afonso 88º, Feira de Santana 125º, Vitória da Conquista 129º, Teixeira de Freitas 193º entre outras.
De acordo com estudo a nível Brasil, Coronel João Sá também recebeu a nota máxima ficando na 1ª colocação ranking brasileiro no quesito ‘investimentos’.
Ao saber a divulgação desses números o prefeito do município Carlinhos Sobral comemorou emocionado, exaltando orgulho que é governar “um lugar de gente lutadora que enfrenta os desafios de cabeça erguida, muita fé e dedicação exercita sua alta capacidade de superação, relembrando que sua administração enfrentou a maior tragédia natural da historia, quando houve o estouro da barragem do Quati, fato que trouxe bastante sofrimento para o povo e que repercutiu na imprensa nacional”, disse o prefeito.
Vale lembrar que, somente em 2020, durante a gestão do prefeito Carlinhos Sobral, a Prefeitura de Coronel João Sá, inaugurou 25 de obras e realizou 05 aquisições entre veículos e equipamentos.
Já neste ano de 2021 foram entregues 62 obras e mais 10 em andamento, além de 07 veículos e 04 equipamentos.