O feirante Elielson, que mora em Mairi-BA, ficou surpreso com um ovo gigante de uma das galinhas do quintal da casa do pai dele.
Quando Elielson quebrou o ovo gigante, saiu gema e clara, com outro ovo de tamanho normal. Quando quebrou o ovo normal, também saiu gema e clara. Veja no vídeo abaixo.
Por mais inusitado que seja, existem diversas maneiras dos ovos das galinhas nascerem “defeituosos” ou com alguma particularidade bizarra. Mas é bem raro isso acontecer.
De acordo com especialistas, isso acontece quando o ovo que não estava pronto, volta para dentro da linha de montagem reprodutiva da galinha, e outro ovo se forma ao redor dele.
É assim que é o oviduto de uma galinha:
1 Infundíbulo, 2 Magno, 3 Istmo, 4 Útero, 5 Vagina com um ovo dentro.
Em circunstâncias normais, a galinha ovula, e o ovócito viaja pelos compartimentos do oviduto. São coletadas camadas de membranas e albume por todo o caminho. Então, a casca se solidifica no útero.
Mas, em circunstâncias raras, outra ovulação acontece antes que o primeiro ovo esteja completamente formado, o que faz com que ele seja puxado de volta para a primeira parte do oviduto.
Esse segundo ovo se forma pelo processo normal, só que abre espaço para encapsular o outro. No final das contas, sai um ovo enorme.
Para ficar registrado, se um dia acontecer isso com você, saiba que os dois ovos são normais e podem ser consumidos.
Fonte: Agmar Rios