Na manhã da última sexta-feira, dia 22, as pacientes que enfrentam a queda dos cabelos devido ao tratamento contra o câncer, no Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador, receberam um apoio especial por parte dos colaboradores da Santa Luz Desenvolvimento Mineral (SLDM). Incentivados pela campanha interna de conscientização sobre o Outubro Rosa, os trabalhadores da mineradora doaram 100 lenços ao projeto “Doe Lenços, Doe Esperança”, e a empresa também colaborou, doando novos itens e dobrando o número de lenços entregues – no total, foram 200 unidades.
O objetivo do Projeto é resgatar a autoestima das mulheres que, entre os tantos efeitos colaterais, perdem os cabelos devido ao tratamento da quimioterapia. O ato de solidariedade visa contribuir para a manutenção dos serviços prestados pela unidade hospitalar que funciona como braço operacional da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC). Entidade sem fins lucrativos, a LBCC está buscando superar às dificuldades geradas pela pandemia do Coronavírus que trouxe como consequência a queda no número de doações.
As pacientes também puderam conhecer o trabalho da companhia e saber mais sobre como a empresa vem priorizando o autocuidado da mulher e incentivando o crescimento pessoal e profissional. Como afirma a Analista de Responsabilidade Social, Miriam Oliveira, “além das ações internas que estão acontecendo, a exemplo de palestras, rodas de conversa com especialista e incentivo a realização de exames e diagnóstico precoce, buscamos mobilizar todos os funcionários para uma ação com a comunidade, que de maneira humanizada também leva a informação”.
Segundo o Enfermeiro do Trabalho da SLDM, Elísio Neto, a atividades realizadas na mineradora contribuem para um melhor desenvolvimento social. “Acreditamos que as ações de prevenção e promoção à saúde podem transcender os muros da empresa”, completa ele.