O vereador Adalberto Neres Pinto Gordiano, popularmente conhecido por Betão (PT), atual presidente da Câmara Municipal de Conceição do Coité promoveu um encontro no Espaço do Projeto Decolores na Mansão da Paz Pai Bico na manhã deste domingo, 28, com objetivo de avaliar seu mandato de vereador e confraternizar com apoiadores e amigos, bem como discutir a atual conjuntura política e reiterar o apoio a pré-candidatura de Zé Neto (PT) para o segundo mandato de deputado federal e a reeleição de Alex da Piatã (PSD) para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, e ao final do encontro entregaram a Geisa presidente da Associação de Riacho da Serra e Elivaldo Possidônio a chave do trator com implementos, fruto de emenda parlamentar do deputado Zé Neto.
Reunião de Avaliação
Betão contou com a presença, além dos deputados, da ex vice-prefeita Val de Alex, vereadores Dr Fagner (PSD), Professora Elaine (PCdoB) e Juçara de Mário (PT); Arivaldo Mota presidente de honra do PT e o sindicalista Urbano Carvalho, dezenas de apoiadores, alguns deles desde o primeiro mandato que teve início em 2001 e caminham até hoje, quando se encontra no sexto mandato.
O presidente de honra do partido, Arivaldo Mota, não fez um discurso longo, porém cobrou dos vereadores da oposição um trabalho mais rigoroso, uma cobrança maior. Quem conheceu Arivaldo no mandato deve ter lembrando a maneira como ele fazia política.
A professora Elaine lembrou da primeira candidatura de Betão a vereador em 1996 pelo PSDB e viu uma pessoa tão jovem e comprometido com o social, “querendo se introduzir na política, porque a gente sabe que é nesse espaço que a gente pode fazer pelo coletivo, mas é preciso ter vontade, e além de vontade, é preciso ramificar isso com nossos amigos, com a nossa família, para fortalecer o desejo do outro que quer fazer por alguém, que quer fazer por uma comunidade, que quer fazer pelo povo”, comentou a parlamentar.
Elaine comentou também sobre a atuação de Betão, segundo ela, todo mandato dele deixa rastro de positividade – Ouça
Urbano Carvalho parabenizou a iniciativa de Betão enquanto vereador e presidente da Câmara por criar um espaço para fazer avaliação do seu mandato. O sindicalista destacou o trabalho voltado para o abastecimento de água que Betão tem realizado junto a Embasa com apoio dos deputados Zé Neto e Alex da Piatã tem sido de muita importância. Urbano lembrou também do trabalho importante de construção de cisternas em Coité que em 2014 foram 1.543, “hoje, ganha um prêmio quem dizer onde está construindo uma”, lamentou.
Na condição de sindicalista Urbano comentou o desprezo que a categoria vem sofrendo pelo Governo Federal e questiona porque tem excluído o pobre do orçamento. Sobre o trabalho de Betão que ele lembrou que iniciou em 2001 e perdura até hoje tem sido trabalho de deputado – Ouça
A vereadora Juçara reconheceu o empenho do vereador Betão que intermediou junto ao deputado Zé Neto recursos na ordem de R$ 150 mil para ajudar no trabalho realizado por ela em cuidar de animais de rua, de modo especial cães e gatos. Vale lembrar que Juçara é uma vereadora que destina 100% do subsídio para construção de uma casa para idosos e um parte menor para cuidar de animais.
Val de Alex que além de ter sido vice-prefeita dirigiu também a Secretaria de Assistência Social lamentou ao dizer que no atual governo a a Secretaria está parada e segundo ela, não mostrou seu papel fundamental e não chegou nos lugares que deveria chegar. Afirmou ainda que é muito comum pessoas pedindo ajuda em redes sociais. “Quem de vocês não recebeu no whatsapp uma campanha de alguém precisando de algo? Remédio, comida, para pagar água, luz? Isto é papel da Assistência Social”, disse.
Val levantou aplausos quando afirmou que Betão está preparado para ser prefeito de Coité – Ouça
Betão contou sua trajetória política em Coité que começou por incentivo de padre Luís Rodrigues e concorreu pela primeira vez em 1996 pelo PSDB, mas não obteve êxito, ficou na primeira suplência, em 1997 aceitou o convite e se filiou ao PT, em 2000 concorreu pelo partido dos trabalhadores e junto com Arivaldo Mota se elegeu para o primeiro mandato, na ocasião o PT lançou Assis e Urbano candidato a prefeito e vice.
Em 2004 Betão concorreu a reeleição e saiu vitorioso, o PT mais uma vez fez dois vereadores, além dele, Assis que concorreu pela primeira vez. Betão saiu vencedor também em 2008, 2012, 2016 e 2020 todas as conquistas pelo PT.
Betão tem sido criticado por ter tomado algumas posições e postando em redes sociais coisas que vêm desagradando alguns que estão tratando ele como pessoa desleal, diante de sua postura política como vereador de oposição. Ele esclareceu que ao tomar posse para mais um mandato fez uma postagem em redes sociais e continua com o mesmo pensamento: não fazer oposição por maldade, em seguida citou alguns exemplos de fatos que aconteceram neste mandato, mas afirma que tem lado e sabe o que quer.
Deputado Alex da Piatã disse que Betão tem uma característica muito forte que é a lealdade a um projeto, as pessoas, gratidão, que para o deputado são sentimentos nobres – Ouça
Zé Neto disse que Betão é antes de tudo um amigo pessoal e confirmou o que disse Alex, uma pessoa leal, muito presente, não tem dia e hora para ligar para qualquer necessidade. Dentro desta parceria ele falou dos últimos benefícios para Coité. Ouça
Por falar em lealdade, todos que fizeram uso da palavra continuam leais e prometeram arregaçar as mangas para reconduzir Lula a presidência, Wagner ao Governo e Otto Alencar a reeleição para o Senado.
Ao final o vereador Betão ficou muito satisfeito e disse que o encontrou correspondeu suas expectativas – Ouça