Mais um forte temporal foi registrado em Conceição do Coité e pode ser considerado o maior desta semana, já que já tivemos chuvas anteriores, porém a que aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 05 e perdurou até o início da manhã foi a que mais causou estrago na sede do município.
O Calila Notícias percorreu alguns pontos da cidade e registrou a queda do luminoso que fica em frente a sede da 4ª Companhia/PM, asfaltou comprometido no bairro Açudinho onde concentra o maior volume d’água que desce dos bairros da Quadra, Alto da Colina e se encontra com outra verdadeira correnteza que se forma de várias ruas e desce pela Avenida Getúlio Vargas, essa mesma que derrubou o luminoso da sede da PM.
Registramos também uma cratera aberta as margens da BA 409 entre o Bairro Nova Esperança e Sonho Meu, no local é muito comum este tipo de ocorrência, pois, recebe um grande volume d´água que passa pelo Bairro da Pampulha e segue para o tanque do governo.
No Centro da cidade, mais precisamente ao lado do Complexo Poliesportivo Estudantil (Ginásio de Esportes) uma árvore caiu e comprometeu a rede elétrica e as residências estão sem energia.
Na BA 120 os veículos passam muito devagar depois que a enxurrada cobriu o asfalto de cascalho e entulho, vindo de uma rua sem calcamento que liga a rodovia ao Bairro do CAIC. O trecho está intransitável.
Pontos antes vulneráveis suportaram a correnteza após ação da Prefeitura agora e na gestão anterior
Um local onde historicamente não suportava a forte correnteza era a Praça Porcina Rosa de Araújo (Praça do Fórum) e a mesma foi assunto no início deste ano, pois, não foi entregue 100% pronta pela gestão anterior do então prefeito Assis e quando o atual prefeito Marcelo Araújo assumiu foi motivo de muito debate e a situação se complicou quando veio a chuva e destruiu grande parte do piso.
A mesma praça ainda passa por reforma e a nova gestão se comprometeu a realizar um trabalho de modo que suportasse a correnteza, já que o seu curso não pode ser mudado e antes mesmo do temporal de ontem a Prefeitura publicava fotos com o piso intacto, mas pode se considerar que o maior teste foi o desta madrugada.
Outro ação da atual gestão foi a remoção de toneladas de lixo, entulho, tronco de árvores que bloqueavam a passagem da água pela boca de lobo e acabava transbordando e comprometendo o bairro dos Olhos D’água e o resultado era visto na abertura de crateras no início da estrada que liga a sede do município aos povoados Laginha, Boa Vista, Açude de Itarandi, entre outros.
No mesmo local há décadas depois de fortes temporais ficava intransitável até que o então prefeito Assis fez um trabalho arrojado e já passou por alguns temporais semelhantes e não ocorreu mais nenhum problema.
Outro sofrimento histórico solucionado na gestão do prefeito Assis foi o calcamento sobre uma base de vergalhão que finalmente tem suportado a força da água na Rua Dionísio Pinto em frente ao Colégio Durval cuja correnteza passava com muita força no sentido Rua José Anselmo até o Bairro da Pampulha. Lá algumas pedras podem ser encontrada, mas não compromete o trânsito de veículos.