Todo dia 9 de cada mês o Calila Notícias traz o balanço da Covid-19 dos 20 municípios que compõem o território do sisal com base nos boletins publicados pelas secretarias de saúde nas redes sociais. A opção de realizar este levantamento a cada dia 9 se deu porque em 8 de abril de 2020, a região registrava o primeiro óbito em consequência da covid-19 no município de Araci, tendo como vítima um homem de 76 anos.
Nesta reportagem não houve mudança nos números da covid-19 em Santaluz que desde 15 de outubro não atualiza, mas como não houve óbito e os números em todos municípios tem crescido pouco, não deve alterar quase nada, assim como Candeal. Até que tentamos trazer os números com base na publicação da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) mas estão muito distante dos números do municípios.
No mês passado os município de Araci com 31 casos de vírus ativos, e Barrocas com 18 eram considerados pontos fora da curva e representavam praticamente a metade do total de todos municípios juntos, ou seja 99.
Neste último balanço foram registrados dois óbitos nos últimos 30 dias (Queimadas e Tucano) e agora somam 624 desde o primeiro registro em 8 de abril de 2020. Houve aumento no número total de casos ativos, agora são 108 sendo que os pontos fora da curva (números com dois dígitos) são Queimadas com 38 e São Domingos com 13. Cinco estão zerados: Ichu, Quijingue, Nordestina, Cansanção e Tucano, este último zerou pela primeira vez.
Outros cinco estão com apenas 1 caso ativo: Lamarão, Barrocas, Retirolândia, Monte Santo e Itiúba.
A taxa de letalidade continua a mesma do mês passado, 1,39%, considerada baixa em relação ao Estado que se encontra com taxa de 2,17%; Nordeste 2,43% e País 2,79%.