A comunidade católica de Conceição do Coité, que no ano passado não participou dos festejos em louvor a sua padroeira, por conta da pandemia do novo coronavírus, tendo acompanhado o novenário de forma virtual, este ano, mesmo ciente que a pandemia ainda não acabou, mas que teve redução significativamente no registro de novos casos, casos ativos e mais de 100 dias sem óbito, colocou a máscara e foi a Praça da Matriz assistir a missa campal que teve início por volta das 17h celebrada pelo padre Oldack Filho.
A Festa este ano teve como tema: “No sim da Imaculada, a Palavra de Deus habitou entre nós”. A festa foi maior que o tradicional novenário, começou dia 22 de novembro e encerrou nesta quarta-feira, 08/12, portanto a igreja chamou de ‘pré-novena’ a semana que antecedeu o novenário.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi quando o padre pediu aos fiéis para acenderem a lanterna do celular para lembrar a iluminação de velas. Veja
Outro momento que os fieis aplaudiram quando o padre confirmou o início da construção da nova igreja com capacidade para um mil pessoas. Foi lido até a mensagem do Papa endereçada ao padre Oldack o abençoando pelo novo projeto – Veja
Após a celebração, milhares de fiéis usando a camisa padronizada da festa, acompanharam a procissão que percorreu com apoio de um trio elétrico as principais ruas do centro da cidade e terminou na Igreja Matriz, onde aconteceu a benção do santíssimo sacramento.
Vale lembrar que Nossa Senhora da Conceição além de padroeira de Coité, é também de Euclides da Cunha, Itiúba, Gavião, Riachão do Jacuípe, Araci, Conceição do Jacuípe e a capital Salvador.