A Igreja Católica celebra no dia 4 de dezembro o Dia de Santa Bárbara chamada de Iansã, no candomblé, protetora contra os relâmpagos e tempestades. Em Santa Bárbara município do território do portal do sertão, a padroeira recebeu muitas homenagens neste sábado e muito políticos, tanto na missa da manhã quanto na celebração da tarde seguida de procissão.
A movimentação de políticos foi maior na missa matinal que contou com a presença de ACM Neto pré-candidato ao Governo da Bahia pelo Democratas e João Roma (Republicanos) que também deve concorrer ao mesmo cargo com apoio do presidente Jair Bolsonaro. Apesar de terem muito afinidade, já que Roma atuou na Chefia do Gabinete de Neto, ocorreu a ruptura após João aceitar o convite para dirigir o Ministério da Cidadania.
Ao que parece os dois mantêm as relações abaladas, já que resolveram manter distância, ACM Neto e seu grupo que teve Zé Ronaldo ex-prefeito de Feira de Santana, o atual vice-prefeito de Feira, Fernando de Fabinho, deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).
João Roma com sua esposa estava ao lado do vice-prefeito de Santa Bárbara Jocó Lopes e outras lideranças. Marcou presença também o pré-candidato a deputado federal Gabriel Nunes que é apoiado pelo prefeito Edifrâncio, deputado federal Cláudio Cajado.
Na missa da tarde que começou às 16h marcou presença o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) que é apoiado pelo prefeito e Osni Cardoso (PT), além do deputado federal Igor Kannário (DEM).
ACM Neto postou a oração de Santa Bárbara e fotos em rede social
João Roma também referenciou a Santa e lembrou da importância da cidade: “Vale destacar também que é aqui que se produz o melhor requeijão da Bahia e com estrada duplicada, a BR 116, obra destravada pelo governo do Presidente @jairmessiasbolsonaro