Com as últimas chuvas no Vale do Jiquiriçá, o Rio Jiquiriçá transbordou, deixando cidades banhadas por ele completamente alagadas. Um exemplo disso é a cidade de Ubaíra onde a força da água arrastou veículos e casas, deixando pessoas desabrigadas e pelo menos 16 casas desabaram.
Nos vídeos enviados ao CN é possível vê a força da água no centro da cidade. Neste primeiro vídeo, é possível a força das águas na principal rua de acesso da cidade, conhecida “ponte da entrada da cidade”.
O prefeito Lúcio Passos (PSD), disse que a cidade está literalmente dentro d’água e há uma correnteza muito forte. “A situação é dramática. Foi muita chuva”, afirmou o Social Democrático.
Segundo o gestor, não houve registro de mortes, mas ainda não foi possível fazer um balanço do número de desabrigados e desalojados por conta da dificuldade de acesso aos locais. A força das águas citadas pelo prefeito pode ser visto neste segundo vídeo.
“A gente não consegue chegar. Do que conseguimos contabilizar, são cerca de 16 casas que foram completamente destruídas pela chuva e muitas estão prestes a desabar. E temos famílias ilhadas, ainda tem gente nesses locais de risco e não conseguimos acessar. Eu falei com o governador Rui Costa e ele está enviando um helicóptero para resgatar essas famílias que estão sem ter como sair de casa”, informa Passos.
Um internauta mandou para o CN um print da uma página do Facebook onde mostra o estado das casas mais antigas da cidade.
Em Jaguaquara, os estragos foram na zona rural com quedas de árvores e estradas danificadas – Fotos
A situação também se repetiu no município de Laje e ainda não é possível contabilizar os prejuízos e o número de pessoas desabrigadas. Assista a baixo os vídeos e as fotos da cidade de Laje enviadas por internautas.
Veja fotos ainda de Lajes
Mutuípe
O rio corta a cidade praticamente ao meio, com o grande volume derrubou quiosque e deixou caminhão submerso.