Uma chuva rápida, porém marcante foi registrada no início da tarde desta quarta-feira, 26, em Conceição do Coité, mais precisamente no Distrito Italmar, mais conhecido por Almas, distante 12 km da sede do município.
Antes da chuva o céu se mostrava bastante escuro, o prenuncio de que estava pra cair um forte temporal, e que chegou acompanhada de vento, raios, trovões e granizo, fenômeno raro na região. A chuva durou menos de 15 minutos, mas foi suficiente para deixar os moradores assustados e ao mesmo tempo admirados com o ‘gelo caindo do céu’, muita gente fez questão de registrar conforme alguns vídeos que chegaram a redação do Calila.
Apesar dos vento forte e granizo não foi registrado nenhum dano físico ou material. As pedras de granizo também caíram no Povoado Quilombola Maracujá que fica 4km de Almas, conforme relatou o morador conhecido por Tony.
Granizo – É um fenômeno atmosférico resultante da precipitação de pelotas de gelo, sua formação é semelhante à da chuva e da neve, pois as mesmas são formadas no interior das nuvens pelo processo de condensação de minúsculos cristais de gelo e gotículas de água. Estas se aglutinam ao redor dos núcleos de condensação (que podem ser partículas de poeira, pólen, cinza vulcânica, etc) até atingirem tamanho suficiente para precipitarem. Durante a queda até a superfície continuam a aglutinar moléculas e aumentar de tamanho.