Atendendo ao convite do vereador do PSD, Gilberto Lira dos Santos, mais conhecido por Gerson da Várzea Comprida, o deputado Alex da Piatã (PSD), esteve recentemente em Canudos, município localizado no Território Sertão do São Francisco, onde foi vê de perto a situação das pessoas que moram nas regiões dos povoados Penedo e Calumbi, quando é tempo de enchente e tem que passar pelo rio Salobro. Nestas regiões moram mais de um mil famílias e tem a criação de bode sua principal fonte de renda.
Este trecho é um importante acesso através das estradas vicinais que liga Monte Santo e Uauá a BR 116/Norte. Um dos moradores do Penedo conhecido por Sabino acompanhou o deputado na visita e contou que no ano 2000, o rio recebeu água durante três dias e foi necessário esperar baixar para passar com um caixão com um corpo de uma pessoa da região, pois o cemitério fica do outro lado. Ele relatou também que diversas pessoas com problemas de saúde e fazem tratamento diário na sede ou em outras cidades, sofrem no tempo de chuva.
O motorista ‘Zé Rota’ é um deles que faz linha diariamente para Euclides da Cunha e mandou um vídeo e fotos do momento de dificuldade que passou para atravessar o rio, sendo necessário ajuda dos passageiros e dos vizinhos.
São Bento – O vereador fez questão de passar na comunidade São Bento, localizada às margens da BR 116/Norte, onde visitou a residência do casal Vânia Nunes e Rogério e ouviu as queixas sobre a dificuldade com água. “Aqui são 50 famílias e mais de 30 na comunidade de Poço da Pedra onde tem um poço com vazão de 10 mil litros/hora, porém é salobra e necessita de um dessalinizador”, queixou a dona de casa.
Sussuarana – Toda região visitada belo deputado está eletrificada, restando apenas 13 casas na comunidade de Sussuarana. Um dos moradores, Edson Almeida, que mora com esposa, duas filhas e três netos, disse que tem sofrido e pediu ao deputado que intermediasse junto à coordenação de energia da SEINFRA para que seja logo realizada. Ele lembrou que na localidade tem um poço artesiano.
Arara – Na comunidade o deputado Alex da Piatã conheceu o aposentado Odato Cardoso dos Santos, 79 anos, pai de 11 filhos, sendo 10 homens e uma mulher. Seu Odato mostrou um poste de energia no terreiro da casa. A energia chegou a sua comunidade nos primeiros dias de 2022 depois de esperar muitos anos.
Como num passe de mágica tudo mudou na vida de Seu Odato e Dona Armanda Santos, sua esposa. Tão logo inaugurou a energia elétrica providenciaram a compra da geladeira, liquidificador, máquina de lavar, instalou Wi Fi e trocou a pequena TV preto e branco, pois usava apenas um placa de energia solar, por uma televisão grande e colorida.
José Santos, 48 anos, um dos 04 filhos de “Seu Odato” que mora em São Paulo, segurança noturno e cantor de barzinho em São Paulo, veio com a família participar da alegria dos pais e aproveitou e fez um show para seus familiares e amigos.
Conversa com o prefeito – No final da visita, na fazenda Arara, o deputado Alex da Piatã conversou com o prefeito Jilson Cardoso (PSD) e ficou combinado que um engenheiro da Prefeitura irá preparar um projeto, fazer o orçamento da passagem molhada, ou seja, a obra que visa resolver o problema de escoamento de água pluvial no meio da via, principalmente durante a quadra chuvosa, evitando que a pavimentação seja danificada o que prejudica o tráfego de veículos pelo Rio Salobro.
Também conversaram sobre o sistema de abastecimento d”água do São Bento e a questão será levada a CERB vê a forma de resolver o mais rápido e a energia da Sussuarana, projeto dependendo apenas de questões burocráticas que já estão sendo resolvidas.
O deputado disse também que vem dialogando com a CERB para resolver a situação dos sistemas do Poço da Pedra e Várzea Cumprida.