O último domingo (20) foi um dia bastante movimentado na cidade de Canudos, no território semiárido Nordeste II, com ciclistas de várias partes do Brasil movidos por um dos esportes que mais cresceu nos últimos anos: o ciclismo. Era a mistura de canudenses e turistas participando do 1º Ciclotutismo do Conselheiro.
O evento iniciou no período da manhã e durou pelo resto do dia, tendo seu ápice no encontro de todo esse pessoal nas instalações montadas para recepcionar o público com um café da manhã.
O cicloturismo foi uma promoção da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, com percurso de aproximadamente 35km e suporte necessário aos participantes, bem como pontos de hidratação e mecânico trilha, além de outros adornos.
O evento restaura a visibilidade dos pontos turísticos do município de Canudos, além de movimentar os hotéis, bares e restaurantes da cidade.
Canudos é um marco internacional na História da Humanidade, excepcionalmente pela Guerra de Canudos, mas não tem suas terras consolidadas como ponto turístico capaz de matar a curiosidade das pessoas, seja de turistas ou até mesmo pesquisadores. No município há uma unidade avançada da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) que ajuda a manter viva as “trilhas” de um dos maiores cenários de guerras preservados.
Um evento como o cicloturismo tem importante relevância no âmbito da economia, da saúde, da história, da cultura.
Fonte: ASCOM PMC