Do início de janeiro para cá, o que mais se comenta e é noticiado na mídia é o grande aumento no número de novos infectados e casos ativos da covid-19 em todo Brasil, por outro lado se observa que o número de mortes não vem crescendo na mesma proporção que segundo os especialistas em saúde pode ser em razão da vacina, pois, é de conhecimento de todos que muita gente está sendo reinfectada, mas não evoluiu para casos graves.
Como de costume o Calila Notícias atualiza mensalmente desde os primeiros meses da pandemia os números da Covid-19 dos 20 municípios que compõem o território do sisal e sempre a cada dia 9, pelo fato de ter ocorrido a primeira morte pela doença em Araci, no dia 8 de abril de 2020.
Nesta pesquisa realizada certamente não dão números 100% corretos, pois, são baseados nos últimos boletins publicados pelas secretarias em redes sociais, têm dois municípios que há cinco dias não atualiza, Candeal que há mais de um ano não divulga, até o ultimo levantamento era contabilizado com base no boletim da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado) mas também não apresenta o boletim na mesma velocidade dos municípios e optamos por deixar de fora a partir deste levantamento, mas no âmbito geral a margem de erro é pequena, pois a grande maioria tem atualizado praticamente diariamente seus boletins.
O que podemos observar neste levantamento é o aumento nos casos ativos, em 11 de janeiro eram 115 na soma de todos municípios, hoje, somente Ichu um dos que tem menos casos desde o começo da pandemia está com 110 casos ativos. Neste dia 9 são 2.039 casos ativos, ou seja, aumento quase 1.700% em 29 dias.
Como os novos casos não impactaram numa quantidade de óbitos considerada alta, 13 mortes na soma geral neste mesmo período, houve redução significativa na taxa de letalidade. Mês passado estava 1,38% considerada muito boa, já que estava mais baixo que os índices do Estado da Bahia, do Nordeste e do Brasil, aproximadamente 2,11%, 2,43% e 2,78% respectivamente. Neste momento está em 1,25% seguindo a mesma tendencia de queda da Bahia, Nordeste, e Brasil. O Estado baiano por exemplo está em 1,99%.
O Município de Conceição do Coité é o que mais registrou casos de covid-19, porém tem ao lado de Ichu a menor taxa de letalidade, 0,48%. Nordestina é a que tem a maior taxa, 2,61%, mas teve queda significativa, pois já teve superior a 3,50%.