A Brigada Voluntaria Anjos Jacuipenses (BVAJ) com sede em Riachão do Jacuípe e que tem atuado na prestação de socorro também em municípios vizinhos, funcionando como o SAMU da região, já que o serviço ainda não existe, acaba de conquistar dois importantes equipamentos para qualificar ainda mais o trabalho da equipe, adquiriu o kit tesoura hidráulica e espansor que é usado pelo corpo de bombeiro para retirar vítimas que ficam presas as ferragens em acidentes de trânsito.
A BVAJ teve muita dificuldade para retirar uma vítima no inicio deste ano que ficou presa as ferragens da cabine de um caminhão baú e os socorristas trabalharam por cerca de 40 minutos até conseguirem retirar o condutor consciente e levar para o hospital. Na ocasião o coordenador da Brigada Lucival Souza disse ao CN que se tivesse o kit levaria metade do tempo para retirar a vítima (relembre).
A compra do kit foi possível graças a uma campanha realizada pelos voluntários e a população de Riachão do Jacuípe e região mais uma vez, [já que sempre contribuiu para melhoria do serviço] fez depósito via PIX ou doaram dinheiro durante blitz solidária, tendo arrecadado o total de R$ 16 mil.
Segundo Lucival o saldo será usado na manutenção das ambulâncias e comprar material usado no socorro. Ele aproveita este espaço para agradecer a cada um que reconhece o trabalho e converte este reconhecimento em doação. Vale lembrar que a Brigada ainda não tem 5 anos de existência, mas já conquistou com ajuda das pessoas compra de ambulâncias, construção da sede própria, além de outras necessidades.”Gratidão a cada um que não mede esforços para nos ajudar, e isto nos fortalece para intensificar ainda mais a prestação de socorro. Em nome de todos os voluntários externamos nossa eterna gratidão a todos os amigos que apoia nosso projeto”, finalizou Val como é conhecido o coordenador.
Veja como funciona o equipamento