A grande maioria dos condutores de veículos ignoram ou desconhecem a finalidade de uma faixa elevada de pedestre que passou a funcionar no centro da cidade de Conceição do Coité no ano passado. Em qualquer lugar do mundo onde existe faixa de pedestre, seja no plano ou sobre elevação, o condutor de veiculo moto ou carro, deve parar caso observe uma ou mais pessoas precisando atravessar a via, a parada é obrigatória segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
No centro de Coité tem duas faixas elevadas onde antes existiam faixas simples sobre o asfalto, tinha também um semáforo que após estudos de especialistas concluíram que estava muito próximo da outra sinaleira e foi removido para evitar engarrafamento.
A nova gestão pública municipal entendeu que realmente não era viável manter o semáforo e que a implantação de faixas elevadas poderia resolver o problema sem causar paralisação dos veículos, ao menos que tivesse um ou mais pedestre passando na hora.
O descumprimento de vários condutores em fazer conversão irregular, trafegar pela contramão e não respeitar a sinalização, vem muito antes da implantação da faixa elevada e assim como as outras também vem sendo ignorada, segundo o agente Lopes do Departamento de Orientação de Trânsito (DEOTRAN) por pouco não acontece um atropelo ontem (08) e isto fez com que sua equipe focasse as atenções nas duas faixas com objetivo de levar segurança dos transeuntes e alertar os condutores para evitarem o ato infracional.
O Calila Notícias conversou com Lopes que explicou o objetivo das faixas elevadas.