Um sonho de mais de duas décadas de moradores dos povoados e distritos dos municípios de Araci e Santaluz, principalmente aqueles que são cortados pela Rodovia BA 408 parece que está próximo de se tornar uma realidade.
Na manhã desta quinta-feira, 07, o governador Rui Costa em visita ao município de Araci que completou 63 anos de emancipação política entregou ambulâncias e autorizou obras de infraestrutura e abastecimento de água. Um dos momentos mais comemorados foi justamente quando o governador autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) elaborar projeto para asfaltar o trecho da BA 408 Araci – Santaluz e BA 120 Araci – Salgadália.
O governador garantiu iniciar as obras pelo trecho Araci, Tapuio, Várzea da Pedra e chegar à cidade de Santaluz, mais de 60 km de extensão. “Quero pelo menos entregar um trecho ainda este ano no meu governo”, falou Rui Costa.
Como esta autorização não foi previamente anunciada pela Secretaria de Comunicação do Estado, um grupo de moradores das comunidades localizadas as margens da BR 408, fizeram um protesto pacífico vestindo camisas e exibindo faixas solicitando esta obra. O vereador pelo município de Santaluz, Paulão (MDB), estava entre as pessoas que faziam o protesto, porém tiveram uma resposta positiva do governador.
Líder comunitário Anísio Mendes (falecido) encabeçou luta no fim da década 1990 e inicio dos anos 2000
O líder comunitário Anísio Mendes morador de Araci e muito envolvido nos movimentos de associações comunitárias foi um dos grandes lutadores, a Agência Calila ainda não tinha Site, apenas programas de rádio quando testemunhou uma viagem dele a Salvador onde se reuniu com o então governador César Borges justamente para pedir o asfalto que agora o governador Rui Costa autorizou a elaboração. Na ocasião a Agência Calila tentou emplacar o nome Rodovia Anísio Mendes.
Salgadália – Araci – É o sonho de consumo de muito coiteense que gosta de passear em Caldas do Jorro, que diminui a distancia em quase 30 km.