As blitze educativas do sistema Alerta Celular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) chegaram até as cidades de Araci e Serrinha, ambas na região leste da Bahia. Equipes do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha) distribuíram informativos e orientaram os moradores sobre a importância de cadastrar os aparelhos.
Pontos de abordagens foram montados em locais estratégicos, orientando sobre o passo a passo para a inclusão de smartphones e tablets no sistema. O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Alexander Müller de Azevedo, ressaltou que é muito importante a população conhecer a ferramenta.
“Nosso trabalho é prevenir crimes. Caso ele aconteça, a vítima poderá recuperar seu celular furtado ou roubado”, disse o oficial.
Como se cadastrar
Para cadastrar smartphone ou tablet, basta acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e, com o IMEI do aparelho em mãos – que pode ser acessado ao discar *#06# do próprio celular – fazer o cadastro, vinculando dados do proprietário.
Depois disso, caso ocorra furto, roubo ou perda, a vítima deve acessar o sistema, clicar no botão de alerta e, em seguida, fazer o registro de ocorrência na Delegacia Virtual ou em qualquer unidade física da Polícia Civil, no prazo máximo de 48 horas. Caso o aparelho seja recuperado, o dono recebe uma notificação por e-mail para fazer a retirada do telefone.
CN | Fonte: SSP/BA