Equipes de Bombeiros Civis e de Socorristas Voluntários de Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Feira de Santana e Conceição do Jacuípe iniciaram neste sábado (21) simulado de acidentes com múltiplas vítimas na Praça Landulfo Alves, centro de Riachão do Jacuípe com o objetivo de capacitar e qualificar os socorristas, principalmente em situações de tragédias, conforme foi montado um cenário na quadra da praça com vários veículos incluindo um micro-ônibus e um caminhão com carga perigosa.
Segundo o coordenador da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, trata-se de um Curso de Atendimento Intra e Pré-Hospitalar de conteúdos teóricos e práticos de aprendizado, imobilização e pranchamento, desobstrução de vias aéreas, sendo realizado pela terceira vez na cidade em cinco anos de existência da Brigada Voluntaria.
O curso teve início pela manhã na escola Dagmar onde ocorreu a parte teórica com palestras e instruções do que seria realizado na pratica. No início da tarde as mais de 100 pessoas envolvidas diretamente se dirigiram para a Praça Landulfo Alves onde as pessoas simulariam a situação de vítimas, elas chegaram com maquiagens características de vítimas de acidente e em seguida ocuparam os veículos.
Lucival Souza disse ao Calila Notícias que sempre realizou simulados de acidentes como uma forma de capacitação e qualificação. “Nós realizamos um simulado no ano de 2018, e logo depois tivemos um acidente grave envolvendo um ônibus da cidade de Capela do Alto Alegre, com 17 vítimas, sendo que sete, infelizmente morreram. A brigada Anjos Jacuipenses atuou sozinha naquele momento e devido à preparação da equipe, foi o fator primordial para evitar que outras pessoas também morressem. O nosso grupo já esteve presente em mais de 80 acidentes seja envolvendo carro ou moto, além de acidentes envolvendo quedas”, afirmou.
O encontro conta com a presença de Antônio Carlos Estrela de Araújo, professor do Curso de Enfermagem e coordenador da Área de Concentração de Vítimas (ACV) do Congresso Internacional de Desastre em Massa (Cidem).
Neste domingo está prevista a realização da segunda parte do curso que terá o mesmo roteiro do que foi feito neste sábado, contanto com cerca de dez ambulâncias, a Polícia Militar, funerária e outros órgãos e entidades que estão presentes nestes acontecimentos.
O Calila Notícias fez uma transmissão pelo Instagram de uma parte da simulação e abaixo galeria de fotos – Veja abaixo
Ver essa foto no Instagram