Um encontro coroado de êxito, assim pode ser avaliado o primeiro evento de degustação de queijos artesanais da Bacia do Jacuípe com a participação de queijeiros de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Capela do Alto Alegre e Nova Fátima, no agradável ambiente da D’Gust Pizzaria onde recebeu um público selecionado para saborear os produtos fabricados pelos próprios empreendedores que lá estavam fazendo a apresentação de queijos com grande variedade de recheio e sabores.
O encontro promovido pelo SEBRAE em parceria com o sistema FAEB / SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais da Bacia do Jacuípe teve como objetivo mostrar que a região tem produtos de qualidade e o preparatório para o Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que acontecerá de 14 a 16 de julho, em Vitória da Conquista, com duas caravanas partindo da Regional de Jacobina.
Valdemir Matos gestor da área de agronegócios do SEBRAE Regional Jacobina com atuação na Agência de Senhor do Bonfim, coordenou os trabalhos durante a degustação, ele disse ao Calila Notícias que a ideia deste evento surgiu a partir do momento que a entidade fez uma capacitação orientando um grupo “justamente para eles pudessem ter uma rentabilidade maior, e nós percebemos que esse pessoal se empolgou e passou a produzir esses queijos e nós sentimos a necessidade de dar visibilidade as esses produtos”, afirmou Matos. Ele acrescentou ainda que a escolha para realização deste evento em Riachão foi pela maior quantidade de produtores de queijos artesanais da região.
Quem não escondeu a satisfação pelo sucesso do evento foi o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Bacia do Jacuípe, Francisco Tadeu, ele que esteve durante todo tempo sentado ao lado do prefeito de Nova Fátima, Adriano Santos (PP) e do gerente do Sebrae – Regional Jacobina, Geronilson Pereira. Ele disse que foi preparado para degustar os produtos de cada participante e que todos estão de parabéns e na sua avaliação o evento foi coroado de muito êxito tendo superado suas expectativas. Ouça
Dr. Francisco como é conhecido o presidente do Sindicato, falou também do avanço na capacitação dos produtores que começou no ano passado com duas turmas de uma formação profissional rural de onde saíram os primeiros produtores capacitados ” e agora nós estamos consagrando a formação de um programa de formação de queijeiros artesanais com trinta e dois produtores que vão ser capacitados durante dois anos, tanto em boas praticas como em melhores técnicas, melhores formas de produção, como também agregação de marca de gestão que é um diferencial do Senar, que é a perspectiva de você produzir melhor, mas também saber se comportar como um empreendedor rural”, concluiu.
O Calila Notícias conversou com a produtora de queijos artesanais Elenice Nogueira Gerotti que morava em São Paulo para Riachão do Jacuípe em 2014, quatro anos depois comprou uma propriedade rural na região do Distrito de Chapada e investiu na criação de vaca e segundo ela, vivendo a experiência de todos que lá estavam, com o preço do leite inviável, pensou e viabilizou a fabricação do queijo que pudesse alimentar pessoas de forma mais saudável, principalmente os idosos – Ouça
Além de Elenice participaram os queijeiros Gildemário Oliveira, Izabel Cristiane, José Heval Carneiro, Jeová e Edson todos com novidades e sabores que agradaram em cheio o paladar dos convidados, incluindo os secretários de agricultura de Riachão,Nova Fátima e Pé de Serra.
O Calila Notícias conversou também com Geron Pereira, gerente regional do SEBRAE, ele disse que havia uma grande expectativa para este momento, tendo esperado cerca de uma década para integração da cadeia produtiva do leite. Em entrevista ele revela o que espera daqui pra frente com esses produtores capacitados – Ouça
Veja vídeo da Live transmitida no Instagram do Calila
Ver essa foto no Instagram