A comitiva liderada pelo ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto ( União Brasil) que desde a manhã de sexta-feira, 17, vem percorrendo municípios do Território do Sisal e da Bacia do Jacuípe, começou a maratona neste sábado pela cidade de Pé de Serra (Bacia do Jacuípe) e em seguida se dirigiu para Cansanção (território do sisal) onde chegou ao lado de Cacá Leão (PP) pré-candidato ao Senado, pouco depois das 13h, e encontrou calor de duas formas: humano e aquele produzido pela natureza.
Boa parte da população, lideranças politicas locais e de outras cidades se dirigiram até o estádio de futebol onde o helicóptero aterrizou e como acontece em todos municípios prefeito, vice e os pré-candidatos sobem na carroceria de uma caminhonete e saem em carreta pelas ruas da cidade. No caso de Cansanção é governado por uma prefeita, Vilma Gomes (União Brasil) seu esposo e ex-prefeito Ranulfo Gomes, o presidente da Câmara Frederico Reis, vice-prefeito Rogério Santana, seguiram no mesmo carro onde estavam ACM Neto, Cacá Leão, e os pré-candidatos a deputado, Elmar Nascimento (federal); Marcinho Oliveira, Niltinho (estadual), Marcelo Nilo (federal) e Luciano Simões (estadual).
Depois de percorrer as principais ruas da cidade a carreta encerrou na frente do Clube Maringá onde uma multidão aguardava. O sol estava livre e sem nenhuma nuvem no céu, temperatura beirando 40°, a maioria das pessoas preferiu acompanhar os discursos debaixo da parte coberta, outra parece que resolveu ser solidaria aos políticos que ficaram de cara pro sol e não faltou entusiasmo, até que alguém teve a ideia de entregar chapéus de palha para algumas lideranças para amenizar o calor reclamado por muita gente, inclusive a prefeita Vilma Gomes precisou descer do palco depois de passar mal, ela teve uma queda de pressão minutos antes de ser anunciada para discursar. Felizmente minutos depois ela estava recuperada e fez o discurso alegre e emocionada.
Elmar Nascimento ao comentar a forte temperatura disse que é a força do trabalho aliado a esperança. “Força do trabalho da prefeita e a esperança que as pessoas têm na mudança do governo do estado, pra que a prefeita tenha um governador aliado, um jovem competente e determinado que mudou Salvador e vai mudar a Bahia”, disse o deputado federal e pré-candidato a reeleição.
O parlamentar disse com empolgação que será a maior vitória da história do estado, pois, segundo ele, cada cidade que a comitiva visita, multiplica os eventos e as pessoas.
Niltinho disse que é sempre uma alegria estar em Cansanção onde ele já destinou mais de 8 milhões através de emendas, ao longos dos três anos e meio de mandato. Ao comentar o calor, disse que não sofre, pois, o calor humano é muito maior e faz bem. Ao falar sobre a pré-campanha de ACM Neto ele diz não ter dúvida que o povo já escolheu ele para ser o próximo governador, por tudo que tem feito durante toda sua história.
Marcinho Oliveira foi bastante ovacionado, ele que vive a expectativa de concorrer pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa foi citado por alguns oradores por ser uma pessoa que ainda não tem mandato, mas já conseguiu muitos benefícios para Cansanção. Ele disse que vive momento de muita alegria por receber o apoio da prefeita Vilma e seu esposo Ranulfo, do presidente da Câmara Frederico e outros oito vereadores, “isso aumenta muito mais o meu compromisso pra defender Cansanção e toda região do sisal”.
Questionado como tem ajudado Cansanção e outros municípios se ainda não tem mandato, ele atribuiu ao prestígio de Elmar Nascimento.
Cacá Leão fez menção ao papel importante da atual prefeita como símbolo do fortalecimento feminino baiano. “O sentimento mais sublime que podemos sentir é o amor, e o amor mais importante que podemos ter nas nossas vidas é o amor de mãe. Eu vejo esse amor aqui escrito por esta mulher forte, que constrói a história da cidade de Cansanção e cuida do povo como se fosse seus filhos, buscando as transformações que o município tanto pede, quer e, principalmente, merece”,disse o pré-candidato ao Senado.
ACM Neto começou seu discurso com uma foto que alguém guardou quando segundo ele estava começando a caminhada política há exatos 20 anos, disse que Cansanção foi uma das primeiras cidades que pisou e depois disso contabiliza três mandatos de deputado federal e dois de prefeito de Salvador o que lhe deixou preparado para governar a Bahia.
“Eu sempre tive dentro de mim, o sonho e a vontade de ser governador da Bahia e quero dizer a vocês que durante todo esse tempo em trabalhei duro, acumulei experiencia, adquirir conhecimento (…), mas hoje eu chego aqui para olhar nos olhos de vocês e dizer que tenho toda confiança e toda segurança que estou preparado para ser governador do estado da Bahia”, disse.
Em seu discurso, ACM Neto assumiu o compromisso de construir o Hospital Regional do Sisal, uma das principais reivindicações da população de todos os municípios que integram a região. “Comigo no governo a saúde dos baianos será tratada como prioridade absoluta. Não vou apenas construir hospitais, mas equipá-los com o que há de mais moderno”.
O pré-candidato também se comprometeu a recuperar estradas e construir novas rodovias para facilitar a locomoção das pessoas. “Estradas com qualidade contribuem para a redução de acidentes e são fundamentais para impulsionar a economia de todas as cidades”, ressaltou ACM Neto.
Ranulfo Gomes ex-prefeito de Cansanção e esposo da prefeita Vilma que é chamada de “Mãmãe” pelos apoiadores ao avaliar o encontro disse que em todo evento promovido pelo grupo é nesse nível e quando se fala de ACM Neto melhora mais ainda, agradeceu as pessoas e as lideranças e criticou o governo petista que para ele está chegando ao fim – Ouça
Foi um piseiro só
A multidão e as lideranças ainda encontraram energia para sair do Maringá até o Centro de Abastecimento que se transformou num grande Arraiá da Aurora, Um som paredão embalado a música piseiro não faltou empolgação. Depois de conhecer o espaço ACM Neto e Cacá Leão, seguiram viajem, já que tinham pela frente ainda encontros em Queimadas e Santaluz.