O Calila Notícias tem um quadro chamado “poucas e boas” voltado para publicar acontecimentos inesperados, curiosidades, flagrantes, deslises, enfim, os registros de ocorrências dentro de alguns eventos. E você pode imaginar que da manhã de sexta-feira dia 17, até a manhã de domingo, 19, as lentes da câmara de Raimundo Mascarenhas registraram algumas ‘coisinhas’ que de antemão, pedimos que você leia as matérias e encare as imagens como forma de descontração, nenhuma intenção de denegrir e ou menosprezar quem seja mencionado
Portanto nesta edição vamos falar sobre a viagem de ACM Neto a região sisaleira onde ele visitou 9 municípios, sendo 7 do território do sisal e 2 da bacia do jacuípe.
São Domingos teve público reduzido – São Domingos foi a primeira cidade visitada por Neto, Cacá Leão que é pré-candidato ao Senado e pré-candidatos a deputado estadual e federal, naquela cidade a comitiva foi recebida pelo ex-prefeito Izaque Junior que é oposição ao atual prefeito e está fechado com Jeronimo Rodrigues (PT). Neto chegou por volta das 10h de sexta-feira e depois de passar pelo centro em carreata, foi para uma concentração que deve ter pensado. É, pelo menos aqui não tem aglomeração, enquanto Izaque Jr. deve ter dito: “Sem caneta é complicado pra gente mobilizar”.
Retirolândia I – Segunda cidade a ser visitada a comitiva deparou com uma carreta atravessada na via e não passava nem moto pela frente e a carreata precisou desviar pela contramão, não sabemos até agora se quebrou naquele local, mas o carro deu ré quando a caminhonete levado os políticos tinha passado. O prefeito da cidade é contra, tem carreta, mas acho que ele não faria isso, é gente de bem. Acho que também não passou de coincidência, vai ver que nem as pessoas que estavam na labuta pra tirar o carro dali sabiam que ia passar carreata.
Retirolândia II – A faixa de um pré-candidato aliado de ACM Neto foi retirada do local da concentração minutos antes da chegada da comitiva no Clube Itatiaia. Não se sabe o motivo, já que a mesma anunciava Luciano Araujo (SD) com Neto e depois foi colocada outra bem menor com as fotos de Neto, Cacá, Dr Thiago e seus pré-candidatos Luciano Filho e Neto Carleto. Luciano inclusive é apoiado pelo vice-prefeito Rau, que foi anunciado como que estava apoiado também a candidatura de ACM.
Retirolândia III – O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins é do MDB, mesmo partido de Geraldo Corrêa que é pré-candidato a vice de Jerônimo (PT) estava no meio do povo em Retirolândia e quando Zé Ronaldo discursava viu ele e disse que lhe foi feito uma surpresa, já que não disse que ia. O CN também achou que ninguém soube em Feira, já que Colbert desceu do carro e saiu andando sozinho até o clube, mas não abriu mão da mascara, ele teve covid novamente há poucos dias.
Retirolândia IV – O ex-prefeito de Retirolândia André Martins, filho de Adevaldo Martins, também ex-prefeito foi um dos lideres que recepcionou ACM Neto, ele fez um breve discurso e aproveitou o tempo para falar muito do amigo Zé Ronaldo, Neto quase não foi citado. Doutor André se limitou dizer que já recebeu Paulo Souto duas vezes, Zé Ronaldo e agora Neto, mas ao entregar o microfone deu um caloroso abraço em Zé e deixou Neto sem graça, sem aquele aperto de mão tradicional. Deve ter esquecido. Olha a cara de ACM Neto enquanto André (camisa cinza) cumprimenta outras pessoas.
Valente I – Cris Correia acompanhou a comitiva e se apresentou como pré-candidata a deputada federal. Vereadora de Salvador, já no lançamento de sua pré-campanha no inicio da semana passada o PSDB sugeriu o nome dela para compor a chapa com Neto, na condição de vice. Ela se diz lisonjeada, mas está trabalhando para se eleger deputada e disse que a região do sisal irá contribuir para isto. Em Valente conta com apoio do advogado Thiago Rios (Pingo) e outras lideranças. Em Cansanção já conta com apoio do também advogado Bruno Jiquiri, e aproveitou essa viagem a região para fechar outras importantes parcerias.
Valente II – O prefeito Ubaldino Amaral estava fazendo aniversário no dia que Neto esteve em Valente, mas ao invés de receber, deu um grande presente quando anunciou o apoio a pré-candidatura de Marcinho Oliveira a deputado estadual. A decisão aconteceu após uma reunião com o grupo que vinha apoiando Tom Araújo que decidiu não concorrer para cuidar da saúde.
Riachão do Jacuípe I – O prefeito Carlinhos Matos preza muito pela gratidão, lealdade, e manutenção de filiação no mesmo partido, disse ter mudado o nome da sigla mas segue os mesmos ideais e pela sua fidelidade até votou em Geddel na ocasião que o DEM o apoiou. Diz que se filiou no PFL que mudou só de nome para DEM e agora União Brasil.
Riachão do Jacuípe II – Até chegar em Riachão ninguém tinha mencionado opção de voto para presidente. Após participar da carreata o vice-prefeito daquele município, Felipe Sales, disse em seu pronunciamento que viu muita gente fazendo o “L” com as mãos numa simbologia que votaria em Lula para presidente. Segundo “Doutor Felipe”, como é chamado, os apoiadores de ACM Neto não têm um candidato a presidente definido. “A gente casa com quem quer. Né assim?”, questionou. Ele por exemplo, disse que já sabe que vai ter segundo turno e estar decidido, ou seja, no primeiro turno vai votar em Ciro Gomes (PDT) e no segundo, em Lula do PT. O assunto isolado não teve nenhuma manifestação e prosseguiu até o fim do evento em Riachão e da agenda de Neto pela região. Pedido de voto pra presidente passou longe.
Riachão do Jacuípe III – O famoso jingle da campanha de Antônio Carlos Magalhães pro governo do estado na década dos anos 90 está sendo utilizada pelo seu neto “ACM, meu amor” para o lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao Governo do Estado da Bahia foi cantado por Gustavo Matos, primo do prefeito Carlos Matos. O jingle famoso do político que foi no dito popular ‘amado por uns e odiado por outros’ foi composto por GERÔNIMO. Ufá o outro escreve com J.
Cansanção I – A comitiva chegou a cidade pouco depois das 13h de sábado, debaixo de sol cuja temperatura beirava os 40 graus, mas a euforia era tanta que se batesse a marca dos 44 os seguidores permaneciam firmes e fortes. Foram mais de uma hora e meia sem uma nuvenzinha para amenizar a luz solar, até ‘arrumaram’ uns chapéus de palha.
Cansanção II – A prefeita Vilma Gomes não tolerou o forte calor e chegou a passar mal quando estava chegando a sua vez de discursar. Ela foi levada para o fundo do palco onde foi colocada em uma cadeira, enquanto uma equipe de saúde chegava, e aos poucos foi se recuperando da queda de pressão arterial. Mas ficou tudo bem com ela que voltou com gás para fazer o discurso.
Cansanção III – ACM Neto começou seu discurso com uma foto que alguém guardou quando segundo ele estava começando a caminhada política há exatos 20 anos, disse que Cansanção foi uma das primeiras cidades que pisou e depois disso contabiliza três mandatos de deputado federal e dois de prefeito de Salvador o que lhe deixou preparado para governar a Bahia.
Cansanção IV – Quando se esperava um povo sem energia depois do encontro no Maringá debaixo de sol forte, lideranças a apoiadores sairam cantando e dançando no embalo de um paredão do Clube até o Centro de Abastecimento onde foi montado o Arraiá da Aurora e de lá mesmo a comitiva de Neto rumou para Queimadas.
Queimadas I – o encontro foi marcado pelo saudosismo no Lions Club, lá estavam Dona Dolores carlista tradicional e seu irmão Maurinho, ex-prefeito. Eles ‘roubaram’ a cena com seus discursos. Dolores que é mãe do ex-prefeito Tarcísio provocou risos quando disse que ACM Neto era um mosquito.”Mas é uma marca de homem. Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes”, disse.
Maurinho por sua vez, começou contando história que certamente Neto não conhecia, relatou o caso de uma servidora demitida que Ranusio teria ligado para ACM e ele num só telefonema resolveu o problema e foi readmitida, levou uma cutucada nas constas, algo muito comum para o orador encerrar o discurso e ele com microfone disse “não me cutuque”. E prosseguiu o papo, uns riam, outros lamentavam e tome história da boa relação dele com o velho ACM. Ufa! Ele deu sinais que vai parar, quando resolve contar mais uma… Neste momento Tarcísio franziu a testa e foi possível fazer a leitura labial, “oh não, pelo amor de Deus!”
Queimadas III – O pré-candidato ao Governo, ACM Neto ouviu reivindicações de um grupo de ciclistas que pediu mais ciclovias e programas e política que estimulem o uso da bicicleta e menos buracos, falta de sinalização e de acostamento. “Trazemos aqui a voz dos amantes dessa prática de esporte quando prefeito de Salvador, por oito anos desenvolveu e incentivou o MOVIMENTO SALVADOR VAI DE BIKE que essa iniciativa caso venha ser eleito governador da Bahia possa ganhar corpo por todo estado da Bahia’’ reivindicou o professor Sérgio de Mainar.
Santaluz – O cumprimento de agenda de ACM Neto foi em grande estilo, Santaluz era a penúltima cidade a ser visitada e foi o local mais bem organizado, também puderá, o Sisal Cube foi organizado com mega estrutura porque marcaria o lançamento da pré-candidatura do empresario Marcinho Oliveira a deputado estadual.
Barrocas ´- O municipio onde ACM Neto tem grande afinidade, foi pela luta do seu avó que conseguiu a reemancipação e depois disto foi votado três vezes deputado federal, diz estar em casa quando perguntado sobre Barrocas. Ele teve a primeira atividade do dia de domingo na inauguração do Estadio, cuja obra começou a partir do recurso de emenda quando ainda era deputado e só agora no governo Jai houve a inauguração.
Mas o fato que chamou a atenção foi o jogo, estádio lotado para assistir a final entre Santa Cruz e Chelsea se você acompanhar o futebol pode imaginar que o duelo entre esses dois times originais é quase que zero possibilidade, mas em Barrocas foi possível uma grande final e o Santa Cruz de Lagoa da Cruz venceu o Chelsea do Rosário por 2 a 1 e foi campeão barroquense 2022, único lugar no mundo onde isso foi possível. O Chelsea da Inglaterra é um dos maiores clubes do mundo, já o Santa Cruz de Pernambuco embora tenha uma torcida muito apaixonada e com uma história tão bonita faz uma campanha irregular na quarta divisão do campeonato brasileiro.
Marcelo Nilo – Deputado federal, ex-presidente da Assembleia Legislativa passou muito tempo na base de apoio ao Governo petista, mas optou por apoiar a oposição, segundo informações depois de perceber que não tinha chance de ser apoiado para governador, vice ou senador. Ele esteve colado em todas cidades acompanhando a comitiva de Neto, mas foi uma ‘estrela apagada’ teve o nome raramente citado e não fez nenhum discurso. Há quem diga que ele está na esperança de ser convidado para concorrer ao cargo de vice de ACM Neto, mas pelo menos nessa passagem pela região do sisal, o líder carlista em momento algum citou algo, a esperança dele pode até continuar, poque Neto não fala sobre isto.
Cris Correia – O apoiador de Cris Correia em Cansanção, Bruno Jiquiri, na noite de domingo divulgou um card comemorando uma enquete onde sua pré-candidata aparece como vencedora como melhor nome para ser a vice de ACM Neto. Na enquete tem além de Cris, Edylene Ferreira pré-candidata a deputada estadual e Marcelo Nilo. A enquete foi feita na página governador_soberano e pergunta: Você vota em qual dos 3 pra ser meu vice e cita os nomes de Nilo que teve 34%, Edylene Ferreira 12% e Cris 54%.