Retirolândia que a menos de um mês realizou o São Pedro, principal festa do calendário do município completa nesta quarta-feira, 27, 60 anos de emancipação política e administrativa e vai ter festa novamente, só que na sexta-feira, dia 29, com show de arrocha e muita sofrência do cantor Pablo.
Emancipação
Retirolândia nasceu de uma pequena fazenda integrante do município de Conceição do Coité, cujo proprietário era José de Chiquinho, fazenda esta que recebeu o nome de Retiro Velho. Nesta propriedade existia uma cajazeira, em redor da qual se abatia gado todos os domingos, isto atraiu pessoas de localidades vizinhas a fixar-se nas terras.
Em 1951, já bastante desenvolvido, seus moradores resolveram mudar a denominação para Retirolândia. Criou-se a Vila em 1953 e a sede distrital recebeu o foro de cidade com a Lei nº 1.752 de 27 de julho de 1962.
A maior festa da Região Sisaleira é realizada na cidade de Retirolândia, a festa tradicional de todos os anos é o São Pedro, que é comemorada no mês de Junho. A festa que tradicionalmente era realizada com trios elétricos que percorriam o circuito na principal rua da cidade, hoje é realizada em um espaço onde aos sábados é realizada a feira livre da cidade.