Nesta sexta-feira, 26, completou uma semana que circulou um comunicado por parte da Real Beneficência Portuguesa, detentora do Hospital Português de Salvador, informando que no próximo dia 30 de outubro estará encerrado o contrato de gestão do Hospital Regional de Conceição do Coité (HRCC), depois de mais de 8 anos.
Em Conceição do Coité nos últimos 12 anos a questão da saúde, principalmente com abre e fecha hospital, no meio político foi o principal assunto e este relacionado ao fim do HP no Hospital Regional vem dando o que falar. Depois da primeira reportagem do Calila no dia 21, o deputado estadual Alex da Piatã, ele que era vice-prefeito e secretário de saúde na ocasião da assinatura do convênio em 2014, fez um vídeo garantindo que todas as conquistas que Coité e região tiveram com o Hospital Português serão mantidas.
No dia seguinte foi a vez do prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) publicar em redes sociais um vídeo informando que tem interesse em assinar novo convênio, mas segundo ele precisa melhorar o atendimento. Na ocasião fez duras criticas ao deputado Alex, governador Rui Costa e ex-prefeito Assis.
Após o prefeito Marcelo que gravou um vídeo foi Assis que criticou o prefeito ao informar que tomou conhecimento do possível encerramento do convênio com o HP através das mídias sociais. Assis inclusive saiu na defesa do governador e do deputado.
O mais novo capítulo traz Alex da Piatã com o resultado da reunião que havia agendado com a participação da secretaria de Saúde do Estado e representante da Real Beneficência Portuguesa que aconteceu nesta sexta-feira, 26. O deputado inaugurou seu comitê político no centro de Coité pela manhã e em seguida no mesmo local se reuniu de forma virtual com a SESAB e a Diretoria do HP.
O parlamentar gravou um vídeo após o encontro afirmado que passaria a tratar do assunto, do que ficou acordado com cem por cento de verdade e explicou a motivação do comunicado por parte do HP. Alex falou da luta que teve para trazer o HP para Coité quando era secretário de saúde. Ele reafirmou que Hospital Português vai continuar gerindo o Regional em Conceição do Coité independente da contratualização do município. Veja o vídeo