O protesto de garimpeiros em frente ao portão da mineradora Equinox Gold em Santaluz está entrando no terceiro dia, são centenas de pessoas que atuam nos garimpos da região em busca de uma definição favorável a categoria e garante que a manifestação é pacífica, no entanto por tempo indeterminado. O grupo está sem trabalhar desde a última terça-feira, 30, após a chegada da Polícia Federal na comunidade rural Dexaí em Cansanção e destruiu todos equipamentos.
Ontem (03) a Polícia Militar conversou com todos garimpeiros e perguntou se era possível deixar os caminhões de combustível que estavam vazios desde quinta-feira saírem e os motoristas estavam querendo ir pra casa, todos garimpeiros liberaram a saída, polícia agradeceu e caminhoneiros também.
O prefeito de Santaluz Doutor Arismario se fez presente e disse dá total apoio aos garimpeiros, começou enviar tendas para os garimpeiros se abrigarem do sol e da chuva.
O primeiro toldo chegou na noite de sábado e outros chegarão neste domingo
Na noite de sexta-feira que apareceu no local da manifestação foi o vice-prefeito de Quijingue, Romerinho acompanhado do deputado federal João Bacelar.
Veja abaixo como foi a manifestação no primeiro dia