Se depender do retrospecto do Bahia como visitante nos jogos contra o Grêmio, o jogo deste domingo, às 16h (de Brasília), na arena do clube gaúcho, será ainda mais complicado. Em 22 partidas oficiais no Rio Grande do Sul, o time baiano só venceu em uma oportunidade, além de ter acumulado nove empates e 12 derrotas.
Agora pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o jogo ganha mais importância por valer a segunda posição do campeonato e ser um confronto direto na briga pelo acesso nesta reta final.
A única vitória do Bahia na casa do Grêmio em jogos oficiais aconteceu na Série A de 2019, por 1 a 0, pela 26ª rodada, no dia 16 de outubro daquele ano, mesma data do jogo deste domingo. O gol foi marcado por Arthur Caíke, de pênalti, aos 46 minutos do segundo tempo.
O Esquadrão tem outra vitória fora de casa contra o clube gaúcho, mas em amistoso. No dia 20 de março de 1996, no Estádio Olímpico, o Tricolor baiano venceu por 2 a 1, no jogo que marcou o retorno de Jardel ao Grêmio, após tentativa frustrada de transferir-se para o Glasgow Rangers, da Escócia. Foi dele o gol gremista; Fábio Costa e Gláucio marcaram para o Bahia.
No retrospecto geral, entre partidas oficias e amistosos, Bahia e Grêmio disputaram 58 jogos, com 16 triunfos do Bahia, 19 empates e 23 derrotas. Nos gols marcados, são 51 do Esquadrão contra 64 do clube gaúcho.
Pela Série B, este será o primeiro jogo em Porto Alegre. As outras duas partidas foram disputadas em Salvador. Pela 16ª rodada da primeira fase da edição de 2005, na antiga Fonte Nova, empate em 1 a 1. Na atual edição, as equipes ficaram no 0 a 0, na Arena Fonte Nova, também pela 16ª rodada
Neste domingo, a bola vai rolar na Arena do Grêmio às 16h (de Brasília). A partida entre as equipes vale a segunda posição da Série B, ocupada atualmente pelo clube gaúcho, com 57 pontos. O Bahia vem logo atrás, em terceiro, com 56 pontos. Quem ganhar o jogo dará um passo fundamental para conquistar o acesso para a Primeira Divisão.
Fonte: Globo Esporte