A população da cidade de Irara, no território do Portal do Sertão, acordou na madrugada desta sexta-feira, dia 07, assustada com a quantidade de tiros e os barulhos das bombas de dinamites usadas para explodir três agencias bancarias. Os ataques contra a agencia dos Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, tiveram início por volta de 02h20 e levou aproximadamente 40 minutos.
Ainda não se sabe oficialmente por onde começou o ataque, mas comentários de populares é que o primeiro alvo foi o Banco do Brasil e em seguida do Bradesco distante cerca de 20 metros, ambas localizadas na Praça da Bandeira. O BB fica numa esquina de acesso a Delegacia, situada a aproximadamente 200 metros da Praça.
A terceira agencia atacada, Caixa Econômica, fica na Rua Pedro de Lima, ligação urbana da BA 084, saída para as cidades de Coração de Maria, Irara e Água Fria.
Veja algumas imagens encaminhadas para o CN feitas por moradores (áudios originais)
A sede da PM fica localizada na Praça do Lazer e segundo informações os quatro homens de plantão nada puderam fazer diante do “poder de fogo” que o bando apresentava. Eram cerca de 20 criminosos, distribuídos entre a Praça da Bandeira e Ruas Coronel Elpídio Nogueira e Pedro de Lima. Eles estavam fortemente armados em pelo menos seis carros e após o fim das explosões os curiosos começaram a se aproximar e encontraram cápsulas das balas de diversos calibre, e cédulas danificadas. Um buraco na lateral da agencia Bradesco provocado pelas explosões, várias marcas de tiros na fachada de casas comerciais, residências e também em árvores.
Novo cangaço
Esta foi à palavra de “ordem” de um dos homens que parecia ser o comandante da ação criminosa. Ele proferiu a expressão “É o novo cangaço”, sendo repetido pelo demais. Esta informação repassada para o CN por um morador da área da ação e que disse ter acordado pelo barulho da chegada dos veículos de uma só vez com os homens se posicionando em pontos estratégicos.
A fuga
Na fuga, os veículos usados na operação seguiram sentido contorno para Ouriçangas, Santanópolis e Água Fria um cruzamento, o que dificultou saber o destino. Também foram localizados 02 veículos queimados na pista da BA 084, que liga Irara/Água Fria, nas proximidades do acesso a comunidade de Caboronga. Nas imediações foi encontrado muito “miguelitos” (objeto perfurante em forma de cruz retorcida, feito com dois pregos grandes entrançados, para furar pneus de veículos perseguidores). Outro veiculo foi queimado a 100 metros na estrada vicinal que liga a BA 084 a Caboronga.
Na comunidade de Sucupira, foi encontrada uma caminhonete S10 queimada.
O que aconteceu com cada agencia – Conforme a SSP-BA, informações preliminares apontam que uma agência teve o cofre violado, em outro estabelecimento um caixa foi aberto e na terceira, os criminosos não conseguiram praticar o roubo. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que unidades especializadas das polícias Militar (Cipes) e da Civil (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado – Draco) fazem um cerco, para tentar prender os assaltantes.
As perícias nos locais começaram ser feitas ainda na manhã desta sexta-feira, com o objetivo de encontrar qualquer tipo de indício que aponte a autoria dos ataques. Informações sobre os criminosos podem ser repassadas através do Disque Denúncia da SSP, pelo telefone 181.
De acordo com informações do Sindicato dos Bancários esse é o 14º ataque a banco registrado no estado da Bahia.