Os jornalistas credenciados junto ao Comitê de Imprensa da Assembleia escolherão, na próxima terça-feira (22), os quatro deputados que mais se destacaram no ano, que serão premiados com o troféu Imprensa. A votação – secreta – começa às 9h30, na sala do comitê, e prossegue, ininterrupta, até às 17h, quando haverá a escrutinação. Como ocorre a cada final de legislatura, os profissionais da imprensa também elegerão o melhor deputado do quatriênio, que receberá o troféu Rui Barbosa.
Na mesma data, no decorrer da sessão plenária, os parlamentares elegerão, de forma igualmente secreta, os jornalistas que mais se destacaram na cobertura diária do Poder Legislativo. Os profissionais da mídia imprensa concorrerão ao troféu Quintino de Carvalho. O pessoal da mídia eletrônica (rádio e TV) disputará o prêmio Wilson Menezes e os jornalistas credenciados através da mídia digital (sites ou blogs) pleitearão o troféu Armando Lobracci Neto.
O presidente Adolfo Menezes lembrou que a premiação no final de ano é uma tradição antiga, que excede ao caráter de mera confraternização natalina, pois se trata de um momento, em que a ALBA homenageia os profissionais da imprensa responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos diuturnamente: “A imprensa tem uma importância grande nesse contexto, porque é um dos principais canais de ligação entre o Parlamento e o povo baiano, a quem nós representamos”, explicou. E, no sentido inverso, os jornalistas, radialistas, blogueiros e demais profissionais de comunicação apontam aqueles deputados mais atuantes a cada exercício.
Adolfo disse ainda que, no ano passado, em função da pandemia, a premiação foi suspensa. “Agora já estamos com um ritmo de trabalho que nos permite realizar essa votação com segurança. Além do mais, implementamos um sistema que foi capaz de permitir a participação de todos os parlamentares, mesmo os que participaram remotamente na sessão”, completou.
Fonte: Ascom Alba