Oferecer uma educação pautada no bilinguismo está cada vez mais crescendo no Brasil, pois as famílias estão percebendo a importância do aprendizado de um novo idioma em tenra idade. Sabe-se que o bilinguismo é um estímulo poderoso no desenvolvimento cognitivo e na memória das crianças. Um indivíduo que aprende uma segunda língua tende a ter um desempenho melhor em atividades que acionam a criatividade, e também em situações que demandam a resolução de problemas.
Estudos comprovam que estudantes bilíngues costumam ter um rendimento melhor na elaboração de uma redação, na leitura e até mesmo em matérias do campo de exatas, como matemática. Essa vantagem se expande igualmente para a sua saúde, já que quem é bilíngue ainda tem a vantagem de retardar o aparecimento de doenças degenerativas que prejudicam a memória, como é o caso do Alzheimer, em comparação aos monolíngues.
Em se tratando das relações interpessoais, indivíduos bilíngues são mais empáticos, já que a educação proposta num ambiente bilíngue inclui em sua metodologia pedagógica elementos da cultura da outra nação originária do segundo idioma que está sendo ensinado aos alunos, desse modo as crianças entendem melhor o conceito de diversidade cultural, o que aumenta o respeito pelo próximo.
Quando se trata do mercado de trabalho, o conhecimento do inglês, hoje tido como uma língua universal, abre muitas portas no mercado de trabalho. Segundo dados a fluência em língua inglesa pode aumentar o salário em mais de 60%.
A educação bilíngue faz com que a criança se sinta mais segura longo de toda sua vida e tenha mais autoconfiança e mais facilidade nos relacionamentos em ambas as línguas.
Relembrando outras vantagens que o bilinguismo oferece aos seus indivíduos:
• Mais capacidade de visualizar imagens alternativas para situações ou figuras ambíguas;
• Compreensão mais rápida da diferença entre aparência a realidade
• Ampliação do armazenamento de memória;
• Aprimoramento de sua consciência fonológica;
• Alteração positiva do funcionamento do nosso cérebro;
• Mais flexibilidade mental;
• Garantia de uma reserva cognitiva que preserva nossa mente do envelhecimento;
• Bloqueio das informações irrelevantes num dado contexto;
• Aperfeiçoamento da capacidade de múltiplas tarefas pela plasticidade do entendimento do mundo;
Eles se tornam cidadãos do mundo!
Em Conceição do Coité a Escola Bilíngue Sunflower iniciou as atividades neste ano 2022 com o ensino em Português e Inglês para as crianças de 2 a 6 anos, como a primeira da região sisaleira e tem a direção do professor poliglota Damião Ferreira dos Santos Neto. Ele falou com a reportagem do Calila como surgiu a ideia de implantar essa modalidade de ensino e explicou como é praticado o ensino em duas línguas – Ouça
Quem visita a Sunflower encontra um espaço bastante diferente das escolas normais, frases em inglês fixadas nas portas, paredes, murais, as crianças sentam em carpete e assiste as aulas da maneira que se sintam confortáveis, sem falar na higiene, pois, antes de entrar nas salas deixam os sapatos do lado de fora.
Professor Damião também explicou sobre a condição de deixar as crianças muito a vontade – Ouça
Damião ressaltou que estudos mostram que o bilinguismo traz benefícios – Ouça
Para fazer a matricula o interessado (a) pode ir pessoalmente a escola que fica na Rua Manoel Damascena. cerca de 50 metros do terminal rodoviário, e para maior comodidade através do Instagram onde tem um link que leva a um formulário que deve ser preenchido e posteriormente vai a unidade entregar documentação necessária, ou pelo celular: 75 99270 – 2120.
O início das aulas está previsto para o mês de fevereiro junto com as demais escolas.