Mais seis baianos foram nomeados para compor a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Flávio Silva Gonçalves foi nomeado para a Comunicação Social, Célia Watanabe e Elisângela Araújo para o Desenvolvimento Agrário, Jonas Paulo Neves para o Desenvolvimento Regional, Paulo Gabriel Nacif para Educação e Deyvid Bacelar para Minas e Energia.
Elisângela Araújo é natural de São Domingos, município do território do sisal, ela que sempre participou de atividades ligadas aos movimento sociais, tendo inclusive feito parte da Central Unica dos Trabalhadores (CUT) e em todos eventos tanto nos governos Lula,quando Dilma, ela estava presente, portanto, é alguém que pode dar sua contribuição para este terceiro mandato de Lula.
Elisângela concorreu pela segunda vez ao cargo de deputada federal, mas por questão de legenda, não conseguiu uma das vagas, ela teve mais de 73 mil votos, ficando na 2ª Suplência.
A uma expectativa para que ela venha assumir uma das cadeiras tão logo o governador Jerônimo Rodrigues monte e equipe de secretários, caso convoque dois deputados eleitos, ela se encaixaria na Câmara Federal. Ou um, se Josias Gomes que ficou na primeira suplência seja convidado para compor algum cargo no Governo Jerônimo.
Veja outros nomes da Transição em relação aos baianos
– Otto Alencar: Senador da República reeleito. Fará parte do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente;
– Antônio Brito: Deputado federal reeleito. Fará parte do Conselho Político da equipe de transição;
– Rafael Lucchesi: ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Wagner, vai compor a equipe de indústria e comércio
– Marcos Cavalcanti: secretário estadual de Infraestrutura. Fará parte do grupo de Infraestrutura;
– Paulo Nacif: professor da UFRB. Fará parte da transição na área de Educação;
– Yuri Silva: coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras e coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa. Vai integrar a coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial na transição de governo
– Bela Gil: apresentadora, chef de cozinha e flha de Gilberto Gil. Vai integrar o núcleo técnico do governo de transição de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
– Juca Ferreira: Sociólogo. Vai integrar a equipe de Cultura;
– Margareth Menezes: cantora. Estará na equipe de transição de Cultura;
– Preta Ferreira: Escritora e ativista; Vai integrar a equipe de Igualdade Racial.