O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) realizou na manhã desta sexta-feira (23), sua última Assembléia de 2022, e na oportunidade os sócios aprovaram por unanimidade a Previsão Orçamentária para o exercício de 2023.

A mesa foi composta pela presidente da entidade Maria Eliana, diretora Hilda Mercês, ela que a menos de um mês assumiu a presidência do COGEFUR (Conselho Gestor do Fundo Rotativo) liderança sindical e vereador Rene, além de Urbano Carvalho coordenador de Finanças do SINTRAF e responsável pela apresentação dos dados financeiros e previsão orçamentaria.
Como de costume, após apresentação dos números o diretor pergunta se todos os sócios estão de acordo e pede que levantem a mão, em seguida pergunta se alguém não está de acordo, como nenhum participante divergiu, foi anunciado a aprovação por unanimidade conforme foto acima.

Depois da apresentação a presidente Maria Eliana fez uma breve explanação onde agradeceu a presença e participação ativa dos sócios, e falou dos projetos futuros, principalmente para o ano que vem quando voltará ao poder um governo que se identifica com a classe trabalhadora e com os movimentos sociais, segundo ela, embora não exista nenhum convênio direto com os governos, o sindicato fica fortalecido quando os sócios estão bem assistidos.
Ela comentou sobre essa interação com os sócios quando o Sindicato promove essas atividades e a expectativa de um ano produtivo – Ouça
Tocador de áudioO vereador Renê do Sindicato presente no evento considera importante essa reunião de planejamento, pois, segundo ele, não pode entrar 2023 sem esse planejamento. Rene disse que “para nós que defendemos a Agricultura Familiar, renasce a esperança com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva”. Ele lembrou que nos outros governos petistas os agricultores contavam com vários benefícios que foram suspensos a partir da saída de Dilma quando todos os projetos foram encerrados. Discurso de Rene no vídeo abaixo

Urbano Carvalho agradeceu a confiança de todos sócios, sobretudo pelo voto nos candidatos a deputado apoiados pela Diretoria, a exemplo de Elisângela Araújo e Rosival Leite, bom como senador Otto Alencar, governador Jeronimo que para ele foi um professor que ensinou muito naquele auditório e acredita que ele fará um grande governo. Lembrou de Tatiane Veloso esposa de Jerônimo que surgiu também no meio sindical e contribuiu muito para o desenvolvimento do meio rural e por fim agradeceu pelo voto a Lula.

Quanto a assembleia, Urbano lembrou que em anos anteriores durava até o dia todo porque tinha uma extensa prestação de conta com benefícios vindo de diversos programas a exemplo de construção de cisternas, casas, limpeza e construções de barreiros, aguadas e atualmente não tem o que comemorar. Ele lembrou que além de um governo contrário teve a pandemia e por conta dela, não realizou os sorteios de prêmios nos últimos dois anos, e a prestação de contas ocorreu de maneira remota.
Carvalho explicou sobre a decisão de sortear uma maior quantidade de prêmios com valores menores e um trabalho de assistência técnica que irá contemplar 180 famílias – Ouça
Tocador de áudioVeja o discurso de Rene e Urbano na integra no vídeo abaixo e em seguida o sorteio de prêmios
O momento bastante esperado ficou na ultima parte da Assembleia quando foram sorteados oito primeiros, sendo 75 pelo sindicato e outros cinco através de uma empresa parceira que ofereceu cinco exames de vistas com direito ao óculos.


Ver essa foto no Instagram