Foi aberta na manhã desta sexta-feira, 09, e segue até o próximo domingo, 11, a XI Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES) na cidade de Valente, no território do sisal. A feira que tem como tema: ” A diversidade cultural se encontra aqui”, acontece na Praça da Jazida onde foi montada uma grande estrutura de toldos para abrigar diversos empreendimentos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, expondo e comercializando produtos como artesanato, alimentos processados, produtos naturais e orgânicos, que mostram a diversidade econômica e social do Território e também no auditório da Casa da Cultura Brasil.
A reportagem do Calila Noticias assim como em praticamente todas as feiras esteve presente e através do Instagram realizou algumas lives, como esta abaixo quando entrevistou Urbano Carvalho coordenador da FATRES que falou da expectativa de mais um evento da agricultura familiar. Veja também alguns produtos que estão sendo comercializados, inclusive do artesanato indígena.
Ver essa foto no Instagram
A Feira acontece na área externa da Casa Brasil, mas a abertura oficial aconteceu no auditório da referida casa da cultura, onde reuniu representantes de entidades envolvidas diretamente e o prefeito Ubaldino que sempre apoiou este evento. As autoridades e o público de modo geral foram recebidos ao som de Ziks Musical e os aboiadores Bui e Deraldo – Veja
Ver essa foto no Instagram
A formação da mesa aconteceu logo em seguida e na oportunidade as autoridades deram as boas vindas, falaram da importância da Feira que reúne agricultores e expositores de vários territórios de identidade. O primeiro a falar foi o presidente da Câmara Guto da Saúde, em seguida o prefeito Ubaldino que falou que é uma festa muito importante para Valente e que sempre recebeu apoio dos prefeitos Ismael Ferreira, Marcos Adriano e que ele está dando continuidade e diz ser muito simpático a tudo que venha gerar emprego e renda no município. Veja também outros discursos
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe os discursos de José Silva gerente regional da Companhia de Ação Regional (CAR), Hilda Mercês recém empossada presidente do Conselho Gestor de Fundo Rotativo (COGEFUR) e Urbano Carvalho coordenador da FATRES.
Carvalho ressaltou que o evento tem a realização dos movimentos sociais e lamentou a ausência de representantes de entidades parceiras, a exemplo da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) que segundo ele, não puderam comparecer por causa dos cortes dos recursos por parte do Governo Federal e não tiveram sequer o dinheiro da diária e combustível.
Faltavam poucos minutos para iniciar o jogo Brasil e Croácia pela Copa do Mundo e boa parte do público que acompanhou a abertura da feira aproveitou para assistir ao jogo no telão do mesmo auditório.
A programação seguiu após o jogo que lamentavelmente resultou na eliminação da seleção brasileira da Copa com Seminário e Oficinas Temáticas:
– 4º Seminário Territorial com o tema: “Desafios e Oportunidades da Cadeia Produtiva do Sisal”
Oficinas temáticas:
“Autonomia Socioeconômica da Mulher”
“Implantação do Selo de Inspeção Municipal – SIM: Adequação da Produção Familiar à Legislação para acesso ao mercado”
“Juventude e Educação do/no campo”
“Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional”
“Políticas Públicas para Agricultura Familiar”
– Secagem das cabras para o torneio leiteiro
– Animação na Tenda Cultural
Logo mais em um palco na área da feira acontece a primeira noite cultural com:
Jarbas do Acordeon, Sandro de Castro e Dieguinho DB.