Foi suspensa no final da manhã desta terça-feira (20) a eleição do Consorcio Público Portal do Sertão que acontecia no auditório da Embasa, em Feira de Santana.
O prefeito de Conceição da Feira e candidato a presidência do Consórcio, João de Furão, alegou que o atual presidente que tenta a reeleição, Rogério Costa suspendeu a eleição porque não tinha votos suficientes para ganhar o pleito. “O presidente Rogério Costa quer ganhar a eleição de qualquer jeito, será que se ele tivesse votos suficientes, ele adiaria a eleição?” Questionou o prefeito João de Furão.
O prefeito Tarcísio Pedreira, de São Gonçalo dos Campos, afirmou ao De Olho na Cidade que ficou indignado com a atitude do presidente. “Chegamos aqui 9 horas da manhã e até às 10h30 a eleição não começou, depois de nos pressionar, o presidente adiou a eleição e saiu da sala. Ele precisa nos respeitar porque a gente tem um contrato assinado com o portal, pagamos com recursos do nosso povo.” Disse o prefeito.
O prefeito Renan de Ziza, da cidade de Água Fria, afirmou que viu o presidente Rogério Costa falar com outros colegas que se João de Furão ganhasse as eleições iria acabar com o Portal do Sertão.
“Como ele pode fazer isso com o colega, João de Furão que é prefeito de Conceição da Feira e tem sido o melhor prefeito da história da cidade. Quem está acabando com o Portal é ele, dando todos os cargos para Santo Estevão, vamos fazer uma ata com os prefeitos que estão presentes e entrar na justiça com um mandato de segurança pedindo para que sejam tomadas as providências cabíveis.” Disse o prefeito
O prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, que é o atual presidente do Consórcio Portal do Sertão, afirmou que suspendeu a sessão por conta da pressão dos prefeitos apoiados pelo prefeito João de Furão. “Não aceito pressão e nem intimidação.” Disse o presidente que depois de suspender a eleição se retirou e não falou com a imprensa.
Após o ato os prefeitos que pretendem votar em João de Furão fizeram uma ata alegando que o presidente abandonou a eleição temendo o resultado negativo para ele.
O Consórcio
Fundado em 24 de março de 2010, o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Portal do Sertão é uma associação pública de direito público (autarquia), implantado após um longo processo de articulação, com o intuito de desenvolver políticas públicas para a população de 16 municípios consorciados: Água Fria, Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Santa Bárbara, Santo Estevão, Santanópolis, Irará, Ipecaetá, Teodoro Sampaio, Tanquinho, São Gonçalo dos Campo e Terra Nova.
CN *Com informações do repórter André Silva