O resultado da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Queimadas no Território do Sisal vem dando o que falar, principalmente pelo resultado final favorável ao atual presidente Agnaldo dos Santos Coelho, mais conhecido como Neto (PT), eleito em 2021 pela base governista por 6 votos contra 5, e na disputa para o novo biênio que aconteceu na última terça-feira, 13, praticamente concorreu em chapa única e foi reeleito, só que desta vez não contou com os votos da maioria dos ‘companheiros’, e sim recebeu maciçamente os votos de toda bancada da oposição e mais um aliado desde a primeira eleição, tendo recebido 7 votos. Os vereadores da situação se abstiveram, 4 no total.
Com o resultado o prefeito André Andrade (PT) cumprirá seus dois últimos anos de mandato com minoria na Câmara.
Entenda o caso
A Câmara Municipal de Queimadas é composta por 11 vereadores, Neto pode muito bem pegar o exemplo da escritura sagrada, no Evangelho de Matheus (20,1-16) que afirma: “Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Ele foi quem recebeu a menor quantidade de votos entre os eleitos em 2020, 486 votos – 3,13% dos votos válidos, menos da metade do eleito em primeiro lugar, André de Maurinho (PSD) obteve 1.088 votos (7,01%) que em 2021 votou em Neto para presidente e neste pleito se absteve.
Segundo o Calila Notícias apurou outro governista que se absteve foi Lázaro José (PT), terceiro mais votado em 2020, tanto ele quanto André de Maurinho desde a eleição do primeiro período não foram simpáticos ao nome de Neto, mas votaram pelo consenso do grupo da situação liderado pelo prefeito, além deles dois, outros dois edis não desejava o petista no comando do Legislativo por mais dois anos: Paulo do Riacho (PT) e Givaldo de Bimba (PSD).
Mas o resultado final que se deu melhor mesmo foi o petista que além do seu voto, manteve o de Erielson do Riacho (PSD) e dos cinco que não votaram nele em 2021. Leo da Educação e Valda (Republicanos); Gordo de Pininho, Litinho do Riacho, Pastor Clemente do PSDB.
A composição da mesa ficou assim:
Presidente Neto
Vice Léo da Educação
1ª secretaria Valda
2º secretário Litinho
Informações dão conta que os vereadores da situação vêem irregularidade na reeleição de Neto e pretendem judicializar.
Repercussão
O resultado da nova mesa Diretora da Câmara agora foi bastante comemorada pela oposição, que perdeu as duas ultimas disputas para prefeito e se considera fortalecida para o futuro com o rompimento de dois vereadores da base governista.
André de Edivaldo que disputou as duas últimas eleições para prefeito pelo oposição, tão logo soube do resultado postou uma foto em rede social ao lado dos novos aliados.
LLeo da Educação
O prefeito André Andrade gravou um áudio e repercutiu em grupos de WhatsApp. Ele diz que encara dos debates de forma natural, que os memes não são patrocinados pelo seu grupo e afirma que podem ser propagando pelos próprios opositores.
Disse que vai continuar trabalhando e que vai continuar contando com 4 guerreiros, e afirma que a política tem lado, “cada um escolheu o seu lado, pronto! Não brigo com ninguém, me divirto com os memes, com fizeram comigo e com os nossos vereadores dois anos atrás, nos colocando até como prostitutas, então quero dizer que fico muito tranquilo em relação a eleição da Câmara, porque o nosso trabalho é pra cidade, então eu levo com muita tranquilidade essas brincadeiras e respeito, cada um tem sua opinião, agora, a política tem lado e quem escolheu seu lado que caminhe por ele e esses quatro que ficaram conosco é pra eles que eu rendo as minhas homenagens, a minha gratidão. Não serei mais prefeito daqui a dois anos, teremos outro prefeito ou prefeita, e esse prefeito vai lidar com outra Câmara (…) Mas a minha gratidão a esses quatro guerreiros”.