A coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que foi responsável pelo Censo em Retirolândia, realizou na última quinta-feira (01), no Salão do Sindicato Rural, a 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do censo 2022, e o referido município classificou-se como o primeiro município da Bahia a realizar essa reunião que faz parte do calendário do IBGE ao concluir o CENSO.
De acordo com os dados preliminares obtidos neste CENSO, foram recenseadas um total de 13.600 pessoas, sendo 52% da Sede e 48% da zona rural. A média de moradores por domicílio ficou em 2,7.
Segundo o coordenador de área, Robert Richard, a atuação dos recenseadores, do agente censitário municipal e da supervisora foi de excelência no município, sendo os primeiros a concluírem o CENSO na região com indicadores de cobertura muito satisfatórios.
O prefeito Vonte Merim (PSD), presente na reunião, parabenizou o trabalho que foi realizado no município e destacou a importância da parceria. “Durante o CENSO, a gestão municipal deu todo o apoio necessário solicitado pelo IBGE a exemplo das ações em comunicação e da logística para a execução do censo por entender a importância dessa pesquisa para o desenvolvimento de Retirolândia”. Destacou o chefe do Executivo municipal.
Além do prefeito Vonte e do coordenador de área Robert Richard, participaram da reunião o vice-prefeito Railton Costa (Rau), os secretários municipais Laudécio Silva, Marinaldo Maciel, Claudio Inocêncio, Claudio Melo, Hiure Heber e Renilma Rios, o chefe de Gabinete João Pedro, representantes das secretarias, o agente censitário municipal Adriano Silva, da supervisora municipal Luciana Santos, do CCS Sidney Cedraz e do ACAI Ygor Lima do IBGE.