Na manhã desta segunda-feira, 23, dois homens conhecidos como Marcinho e Léo morreram, vítimas de um um desabamento em uma galeria de extração de ouro na região do Itapicuru, zona rural de Jacobina.
Segundo informações, seis garimpeiros estavam em uma galeria desativa numa área de propriedade da Yamana Gold, quando foram surpreendido pelo desabamento. Marcinho e Léo faleceram no local, um outro jovem foi resgatados para atendimento de deverá ser transferido para Salvador. Já os outros três homens não se feriram no acidente.
Os jovens são moradores da comunidade do Itapicuru, que está de luto com a tragédia. Nas redes sociais, pessoas lamentam e emitem mensagens de apoio aos familiares.
A Yamana Gold havia emitido uma nota para relatar sobre o acidente, comunicando total apoio no resgate das vítimas, com apoio do Samu 192, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Os corpos foram resgatados por volta das 21h30 desta segunda-feira. O acidente envolveu um grupos de garimpeiros.
Um morador contou ao Jacobina Notícias que o resgate foi possível porque a mineradora permitiu que garimpeiros experientes da comunidade, com total conhecimento da área, descesse os 700 metros de profundidade até o ponto do desmoronamento.
Os corpos de Leandro Farias, conhecido por Leo, e de Márcio, conhecido por Marcinho, finalmente foram retirados dos escombros e encaminhados ao IML de Jacobina.
Além das mortes, duas pessoas que não tiveram os nomes divulgados foram resgatadas transferidas para hospitais em outras cidades com melhor suporte. Uma pessoa não teria sofrido ferimentos graves.
Edeilton Farias, que é irmão de Leo, falecido no acidente, foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde deu entrada em estado grave e foi estabilizado até ser transferido para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana..
CN | Informações Augusto Urgente e Jacobina Notícia