Aconteceu no período de 06 a 10/02, a abertura da Jornada pedagógica 2023 nos municípios de Retirolândia, Valente e Cansanção. A Jornada Pedagógica na Rede Municipal de Ensino se configura como um momento de “aquecimento” para o início das aulas em um novo Ano Letivo.
Retirolândia
A Jornada Pedagógica 2023 aconteceu entre segunda e sexta-feira (6 a 10/2) e teve como tema “Educação: desafios e perspetivas de uma escola humanizadora.
A jornada foi aberta por Janaina Alcântara, palestrante com abordagem Psicossomática e Humanista, ela que atualmente desenvolve um programa de saúde e bem-estar na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O ato contou com a presença do prefeito Vonte do Merim (PSD), o vice-prefeito Railton Costa (Rau), a secretária de Educação Nataline, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Anailton do Merim, gestores e vice-gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e o pessoal de apoio geral do municipio.
Valente
A Jornada pedagógica ocorreu nos dias 07, 08, 09 e 10/02, e teve como tema: “Currículo e integralidade de saberes locais na educação do século XXI.”
O prefeito Ubaldino Amaral (União Brasil), a primeira dama Lucia Amaral, a secretária de educação Joelma Santos deram as boas-vindas aos professores e durante o ato de abertura da Jornada pedagógica o prefeito destacou que a gestão tem investido cada vez mais na educação do município e também na estrutura para que tenham instrumentos necessários para uma educação de qualidade. Na oportunidade foram entregues a cada professor da rede municipal um notebook com o objetivo de facilitar as atividades docentes e sedimentar os pilares da Educação, contribuindo para aumentar a competência e habilidades dos professores tão exigidos no processo de ensino e aprendizagem. Além disso a Secretaria de Educação do município realizou a entrega de kits com materiais didáticos para cada aluno.
A Dra. Jaqueline Moll, ministrou a palestra Magna. Ela é pesquisadora e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou como diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), onde foi responsável pelo desenho e implementação do Mais Educação, programa que chegou a mais de 60 mil escolas brasileiras impulsionando a Educação Integral.
Dando continuidade ao trabalho, a palestrante Humanista Janaina Alcântara tratou da integralidade humana – “O corpo do professor em Terapia”.
Durante toda a semana os professores, gestores escolares, vice gestores, coordenadores pedagógicos, e todo o pessoal envolvido com a educação do município participaram de oficinas pedagógicas.
Cansanção
A jornada pedagógica ocorreu de 07 a 10/02 e teve como tema “Educação integral – A escola e o território como espaços educativos humanizadores”. A prefeita Vilma Gomes, o ex-prefeito Ranulfo Gomes [primeiro cavalheiro] e o secretário de educação Márcio Victor, participaram da abertura da jornada, agradeceram e parabenizaram a todos os envolvidos no trabalho com tanto respeito, responsabilidade, afeto, dedicação e compromisso.
A palestra de abertura foi ministrada por Gonçalo Pontes -MBAé– Mestre em Administração de Negócios em direito do trabalho que palestrou sobre o papel do servidor para assegurar eficiência no serviço público. Participou também no primeiro momento da abertura da jornada Valney Silva com uma acolhida humanizada.
A palestra Magna com a Dra. Jaqueline Moll abordou a concepção de educação integral como território educativo. Território educativo remete a uma concepção abrangente de educação, em que o processo educativo se confunde com um processo amplo e multiforme de socialização. Em seguida a palestrante Janaina Alcântara abordou sobre a integralidade como um todo – “Mente sã, corpo são.”
Durante todos os dias da jornada pedagógica nos municípios ocorreram diversas oficinas pedagógicas com as especialistas: Efigênia Rios, Elson Santos, Geórgia Bispo, Gilbene Ezequível, Gerry Maia, Iraide Araújo, Moisés Araújo, Luciana Avila, Talyta Couto e Vilma Cristina Santos, os mestres: Márcia Mendes, Silvia Leticia e Rogério Souza e os doutores: Anita Almeida, Ivan Espinheira, Maura Miranda e a Pós-doutora Rita Barreto, além do musicista Sandro Silva.
Começo de ano é tempo de volta às aulas, planejamento e jornada pedagógica, e é tempo de cuidar do corpo e da mente de quem estará o ano todo compartilhando conhecimento com seus alunos. E foi com este olhar para a completude do ser, com integralidade de saberes e direito e um espaço humanizado que os municipio de Cansanção, Retirolândia e Valente encerraram a semana de Jornada pedagógica 2023 dos seus municípios. Além de acolher, integrar e fomentar o conhecimento, esse encontro visou motivar os profissionais da educação para o início do ano letivo, que começa nesta segunda-feira, dia 13.
O professor sempre busca melhorias e tendo a rede municipal fornecendo formação só enriquece a prática docente.