A Procissão do Fogaréu realizada no município de Serrinha desde 1930, portanto, completando 93 anos em 2023, depois de dois anos sem ser realizada (2020 e 2021) e retornou em 2022 ainda com as pessoas assustadas com o novo Coronavírus, mas ainda assim deu sinais que estava sendo retomada, quando foi registrado milhares de fiéis católicos que deixaram a Catedral de Santana depois da Missa com destino a Colina Sagrada depois de percorrer as principais ruas e avenidas do centro de Serrinha.
Nesta quinta-feira santa o Calila Notícias registrou uma grande multidão de pessoas que fez lembrar as procissões antes da pandemia, mesmo não sendo decretada o fim pelos orgãos de saúde pública. Vale lembrar que a procissão é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
Durante a tarde a cidade de Serrinha esteve bastante nublado e chegou a cair uma chuva fina, mas no momento que iniciava à missa às 19h o tempo abriu e permaneceu sem chuva até a saída da procissão.
Vice- governador marcou presença
A procissão do Fogaréu sempre atraiu turistas de outras cidades da Bahia e até de outros estados, o meio político também se faz presente ano após ano, vereadores, prefeitos, deputados, senadores ao longo dos anos conheceram a tradição e este ano quem marcou presença foi o vice-governador, governador em exercicio Geraldo Jr.
Geraldinho como é conhecido participou primeira da missa e depois acompanhou a procissão.