Durante discurso na Conferência Estadual de Saúde, evento promovido pelo governo do Estado na última semana, o presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), ressaltou uma maior atenção para o auxílio aos municípios baianos. O político destacou que sabe a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que não tem partido e nem dono, mas clamou por uma atenção ao interior.
“Eu sei da importância que nós temos de fortalecimento de um SUS inclusivo em todos os segmentos para atender a toda a nossa população, mas, principalmente, eu digo a vocês que não deixem de fortalecer a importância dos nossos municípios. Aqui tem muitos gestores de vários municípios espalhados pela Bahia. E é lá onde acontece o SUS. E é lá que nós precisamos nos fortalecer. Eu tenho recebido diariamente de vários prefeitos, de vários gestores, a necessidade de resolver a crise financeira que estão vivendo”, disse.
O deputado também lembrou do Piso da Enfermagem. Apontou ser oportuna a discussão por uma melhor remuneração da categoria, mas a questão financeira tem travado a colocação em prática da medida em diversos municípios. “O prefeito, o secretário quer pagar, mas o orçamento está apertado, precisa dessa discussão também”, comentou.
Alex também lembrou que em breve a comissão da Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Fabíola Mansur, provocará uma audiência pública para discutir a questão.
CN | Bahia Assessoria e Comunicação