O deputado Marcinho Oliveira (UB) homenageou, através de moções de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o município de Santaluz, que comemora, neste dia 18 de julho, 88 anos de emancipação política. O parlamentar requereu que a Casa envie cópia do documento ao prefeito do município, Arismário Barbosa, para que este, “utilizando dos meios de comunicação, dê conhecimento à população”.
A moção destaca a origem de Santaluz, no século passado, a partir de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, no entorno da qual, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. “O município foi criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18 de julho de 1935. No ano de 1943 o topônimo foi alterado para Santaluz”, registrou.
O legislador destacou a produção do sisal e as reservas de jazidas de ouro e de cromo, ratificando o compromisso do seu mandato em representar os luzenses, definindo-os como um povo batalhador. “Um dos motivos que me levam a apresentar essa moção de congratulações é o reconhecimento ao povo de Santaluz, que é marcado por sua gente batalhadora que está ali, no dia a dia, buscando o sustento e o aumento da sua produção, fortalecendo a economia da região”, escreveu Marcinho Oliveira.
CN | Agência Alba