Com objetivo de reforçar o abastecimento de água do sistema integrado antigo existente, que atende os municípios de Biritinga e Serrinha no território do sisal, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) está concluindo a perfuração de dois poços tubulares profundos, com a distância de um para o outro de 1,5 km. O valor estimado para cada um dos poços é de R$ 1 milhão e 600 mil.
De acordo com o gerente do Departamento de Hidrogeologia (DIHD), José Carlos do Carmo, o poço perfurado pela sonda PR28 está em fase bastante adiantada e apresentou uma boa expectativa de vazão baseada em estudos anteriores. O poço tem 474 metros de profundidade, inclusive, já foi perfilado e agora vai começar o processo de reabertura para descida da coluna e do pré filtro. “Os poços que estão sendo perfurados pelas sondas PR28 e PR22 são réplicas e os mais profundos perfurados pela CERB”, salientou José Carlos.
Os poços deverão estar concluídos em agosto deste ano. A vazão de ambos pode atingir duzentos mil litros por hora, baseada nos resultados de poços anteriores perfurados nestas localidades.