Uma reunião em Salvador na sede da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) na noite de segunda-feira, 10, com a participação do secretário Luís Caetano praticamente selou a pré-candidatura de Jorge do Portal a prefeito de Biritinga, município do território do sisal pela unidade das oposições na eleições do ano que vem.
O encontrou reuniu três vereadores do município: Joivan da Marivalda (PT), Dudi (PSD) e Nilson Cardoso do PCdoB, presidente do PT local Wbileston Souza, presidente do Avante Sérgio Carvalho, deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), Valdemi de Assis chefe de gabinete de Alex da Piatã que representou o deputado.
Jorge do Portal que concorreu em 2020 pelo PCdoB que faz parte da Federação dos partidos que conta também com o PT e PV deve mais uma vez concorrer, já que ficou definido que apenas um candidato disputará o pleito para o executivo, porém ficou acordado que Jorge vai trocar o PCdoB pelo PT.
Além dos três partidos citados é tido como certo o apoio do Avante onde estiveram na sede do partido e está conversando com o MDB.
Luís Caetano chamou a atenção de todos para quem busquem a unidade nos municípios, que o governador Jerônimo irá tentar dialogar com todos os partidos da base para que tenha apenas um candidato a prefeito por município, onde isto ocorrer o governador marcará presença, caso contrário ele não participará de atividade tipo comicío, caminhada e carreata.
Biritinga pode ser um desses, embora Jorge do Portal a esta altura esteja fortalecido com apoio de quase cinco partidos, o atual prefeito Gil do Gode (PSD) que faz parte da base governista no Estado deve tentar a reeleição. Ele tem apoio do secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) Angêlo Almeida.