Lançado no último dia 10/09, e nomeado como “A noite de Elias” o curta metragem produzido pelo diretor e roteirista Marco Vinicius Rocha, natural do município de Retirolândia no território do sisal, aborda o tema relacionado a saúde mental. O filme foi visto em diversos locais ao redor do Brasil e do mundo, e teve destaque principalmente em dois festivais internacionais: um na Grécia, onde foi finalista na competitiva e outro nos EUA, onde ganhou menção honrosa.
O filme produzido durante a pandemia da Covid-19 em 2021, de forma independente, se passa na cidade de Feira de Santana e tem duração de 9 minutos.
Segundo Marco, por ser uma produção independente, tiveram grandes desafios. “Tiramos dinheiro do próprio bolso e contamos com ajuda de algumas empresas e parceiros que ajudaram de diversas formas, de locação a alimentação. Também foi desafiador gravar durante a pandemia, em setembro de 2021. […] tivemos todo o cuidado com a segurança de todos.” Afirma Marco.
Ao ser divulgado no mês da campanha de prevenção ao suicídio, o retirolandense diretor e roteirista da obra esclarece que, “o Setembro Amarelo nunca foi conscientemente pensado para o contexto do filme, mas foi decidido lançar nesse mês e nessa data porque veio a casar e foi uma excelente oportunidade de tocar num tema muito importante e que precisa continuar sendo discutido. […] Saúde mental importa muito.”
No curta metragem o personagem Elias sobe no terraço durante uma festa noturna e demonstra estar triste, quando então é surpreendido por Dea, uma mulher descontraída e com ar misterioso que tenta ter uma conversa com ele e afirma que ambos já se conhecem.
Além de “A noite de Elias” Marco possui em seu curriculum obras como o curta metragem “Conexões” (2017) e“Hermanos” (2021) o qual teve uma parte de sua produção realizada no Munícipio de Retirolândia. Segundo Marco, novas produções estão sendo preparadas, incluindo narrativas que se passam na região do sisal.
“A Noite de Elias” e outras obras de sua produção estão disponíveis no canal da produtora Ticuna Filmes no YouTube – Veja abaixo