Durante o evento realizado na manhã de sábado (23), na cidade de Quijingue, município localizado no território do sisal, com a presença de 14 prefeitos, 04 deputados estaduais e 03 federais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a adotar providências para a elaboração do projeto de pavimentação da BA-381/BA-120, no trecho de 42 quilômetros entre Quijingue e Cansanção.
A luta pelo asfalto já passa de uma década tendo ganhado destaque no ano 2011 quando o então pré-candidato a prefeito de Quijingue Nininho Gois, reuniu uma comitiva e foi até Euclides da Cunha entregar a Otto Alencar, na época vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura. O tempo passou e nada se concretizou.
Nininho Góis depois de 12 anos, agora como prefeito no sétimo ano de gestão intensificou uma moblilização e entre os meses de maio e junho deste ano foi a Brasilia e Salvador buscar o apoio de todos os parlamentares votados pelos eleitores quijinguenses e consegiu no total de 9 assinaturas, sendo cinco deputados federais: João Carlos Bacelar (PL), 4.094 votos, Gabriel Nunes (PSD), 3.806 votos, Josias Gomes (PT), 1.109 votos, Neto Carlleto (PP) e Joseildo Ramos (PT) que receberam votação baixa, 59 e 13 votos respectivamente, mas ainda assim externaram o apoio.
Dos cinco, os dois menos votados e Josias Gomes não estiveram em Quijingue no ato com Jerônimo que autorizou a SEINFRA elaborar o projeto.
Entre os deputados estaduais assinaram os deputados Alex da Piatã (PSD), Laerte do Vando (PSC), Marcinho Oliveira (União Brasil) e Fátima Nunes (PT). Juntos eles receberam os votos de 7.142 eleitores do município. Apenas Marcinho Oliveira se ausentou.
O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou diversas obras de infraestrutura proncipalmente nas áreas de educação e segurança pública, mas sem dúvida havia uma expecativa para o anúncio do projeto de asfaltamento da BA 381 e todos que fizeram uso da palavra pediram ao governador.
O deputado estadual Alex da Pìatã (PSD), lembrou em seu pronunciamento que a luta para pavimentação asfaltica deste trecho da BA 381, teve inicio quando o senador Otto Alencar era vice-governador e ocupava a pasta da Secretária de Infraestrutura do estado e recebeu do empresário Nininho Góis, hoje prefeito reeleito de Quijingue, um abaixo-assinado dos comerciantes, politicos e empresários do município solicitando a obra e destacando sua importância econômica para região.
Mesmo não tendo votado nos candidatos da base governista nas eleições do ano passado, o deputado federal João Carlos Bacelar (PL), reconheceu a força do governo estadual e lembrou o quanto a região será impactada de forma positivava quando esta rodovia estiver concluída. Lembrado nas urnas de Cansanção por 1.606 eleitores e majoritário em Monte Santo com 4.456 votos, e em Quijingue com mais de 4 mil, Jonga, como é conhecido o lideral, falou da sua posição no Congresso Nacional que vem votando nos projetos de interesse do presidente Lula e que no estado não está será diferente. “O governador Jerônimo terá todo nosso apoio”, concluiu.
A deputada Fátima Nunes (PT), que chamou atenção do público presente ao entoar cantos do movimento social, origem da luta que levou Jerônimo Rodrigues ao governo do estado, recordou que ele esteve presente na reunião que fundou a Associação do Deixai, povoado pertencente ao município de Cansanção, que será beneficiado com a obra.
Eleito pela oposição, o deputado estadual Laerte do Vando (PODEMOS), agradeceu ao governador e disse que “se arrependimento matasse, ele teria morrido por não ter votado em Jerônimo”.
Roberto Carlos, deputado estadual pelo PT, o mais votado da base do governo do estado em Cansanção, disse ao CN que o ex-prefeito do município Ari de Almerindo, vem defendendo a construção desta estrada há muitos anos e que recentemente estiveram com o secretário de Infraestrutura Sérgio Brito tratando deste assunto e que já havia feito o mesmo com o governador Jerônimo Rodrigues.
O Engenheiro Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), órgão ligado a Secretaria Estadual de Infraestrutura, disse ao CN que se tudo transcorrer normal, a ordem de serviço para o inicio das obras deverá ocorrer até meado do próximo ano (junho).
Veja algumas fotos atuais do trecho que será asfaltado