O município de São Domingos no território do sisal, se soma a centenas de outros no Estado da Bahia que conta com o Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU). Isto está sendo possível graças ao projeto de universalização do SAMU por parte do Governo federal que visa entregar ambulância a todos os municípios brasileiros.
Foram entregues, na manhã desta segunda-feira (27), no Jardim dos Namorados, bairro da Pituba, em Salvador, 36 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vão atender a 35 municípios baianos.
A entrega foi realizada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade e o governador Jerônimo Rodrigues.
Presente no ato para receber pela primeira vez uma ambulância para São Domingos, o prefeito Ilário Carneiro (PSD) atribui essa conquista ao retorno do presidente Lula. Segundo ele, os programas sociais estão sendo retomados.
“Infelizmente nós passamos 4 anos com o desmonte no estado, praticamente nao recebemos nada do governo federal, e agora no primeiro ano Lula vem retomando e o sonho do SAMU em São Domingos é algo que dois anos atrás, você falasse na rua, as pessoas iam dizer que era loucura e hoje conseguimos com apoio dos nossos deputados, do governador Jerônimo e tenho certeza que houve a intercessão do ministro da Casa Civil Rui Costa e do presidente Lula que olha para todas as cidades, independentemente do tamanho, e sabe que quanto mais a gente está distante das capitais, precisa ter suporte de emergência para que a gente tente minimizar ao máximo algumas ocorrências mais graves e serão atendidas pelo SAMU”, disse Ilário.
O prefeito afirmou ainda que a saúde de São Domingos é completamente diferente do que ele encontrou em 2021 quando assumiu, e afirmou que organizou tudo e agora com o equipamento importante como é o SAMU irá avançar ainda mais. “Muito embora a gente tenha que resaltar que o atendimento do SAMU é regionalizado, mesmo sendo uma ambulância de São Domingos a população não vai ligar para o hospital para solicitar o serviço, deve ligar 192 que a ligação cai na central qiue fica em Serrinha onde tem um médico que faz algumas perguntas e em seguida mandar a equipe até o local”, explicou o gestor.
No território do sisal, além de São Domingos recebeu ambulância também Retirolândia, Valente, Quijingue, Biritinga e Nordestina.