A reportagem do Calila Notícias tem percorrido algumas cidades com objetivo de conhecer a realidade e os desdobramentos para as eleições municipais do ano que vem. Começou com uma reportagem sobre Barrocas no território do sisal, onde tem 5 nomes aguardando uma definição do prefeito Jai (PSD) que vai escolher apenas um para concorrer ao pleito de 2024, aliás, por lá o quadro ja mudou, caiu para quatro nomes, já que o atual vice-prefeito Dida de Raimundo recebeu uma ‘ducha fria’ do prefeito Jai (PSD) que disse que não o apoiaria e no dia seguinte já estava na caminhada com o candidato da oposição, Almir de Maciel (PT) grupo pelo qual ele vai tentar a vaga de vereador em 2024.
A equipe do CN na sua segunda viagem foi a Capela do Alto Alegre que fica no território Bacia do Jacuípe e viu uma situação parecida com Barrocas. O prefeito Claudinei Xavier Novato (PCdoB) eleito em 2016 e reeleito em 2020 tem pelo menos 4 nomes vivendo a expectativa da indicação para concorrer a prefeitura com apoio dele. Dos 4, dois já foram testados nas urnas.
O atual vice-prefeito Luiz Romeu Oliveira (PP), que formou chapa e saiu vancedor ao lado de Dr Nei em 2016 e 2020 não pode mais concorrer a vice, o que lhe coloca com grandes chances de agora concorrer ao cargo de prefeito. Romeu tem mostrado que é da confiança do prefeito, pois, tem sido visto em diversos eventos o representando.
O vereador Marcelo do Ipirai (PP), vereador mais votado nas duas últimas eleições, conseguiu emplacar seu irmão conhecido como Márcio do Ipirai na equipe do primeiro escalão em todas as gestões de Dr. Nei. Atualmente Márcio é secretário da previdência municipal. O nome de Marcelo se fortalece na decisão do prefeito se observar o resultado eleitoral nas duas últimas eleições, ou seja, em 2016, o prefeito obteve 55,70% dos votos e em 2020, 53,11% dos votos no principal reduto de Márcio.
Os outros dois nomes estão de olho na disputa pela primeira vez. O empresário do ramo de iternet, Serginho, filiado ao PRB, inclinou para a política depois da eleição de 2022, quando apoiou o deputado federal Paulo Azi, que obteve 832 votos, correspondente 12,28% dos votos válidos e o candidato a governador do União Brasil, ACM Neto, que teve 2.437 votos, 35,82% .
Mas segundo informações, a tendência de que o nome que irá receber o apoio de Dr. Nei, é o atual secretário de Saúde, Erivan Silva filiado ao PCdoB, mesmo partido do prefeito, diante da confiança que o gestor tem externado, inclusive levando para ser diretor executivo do Consorcio da Bacia do Jacuípe quando esteve à frente da entidade.
Oposição tem apenas um nome confirmado
Pela oposição, Iraesto Moreira (PROS), manteve o trabalho desde de 2020, quando perdeu a eleição para o atual prefeito e tem trabalhado pela manter o grupo unido.
Comenta-se também a possibilidade dos bolsonaristas lançarem um nome para candidato, ou seja, Dedeu, proprietário de uma farmácia na cidade.