A Embasa concluiu, no último sábado (23), a instalação de um novo poço tubular no Sistema Integrado de Abastecimento Serrinha/Coité. Com investimento de R$2,5 milhões, em recursos próprios da Embasa, o novo poço capta água a 445 metros de profundidade, no Aquífero Tucano, e produz aproximadamente 150 mil litros de água por hora. Com isso, foi possível aumentar a vazão de água ofertada aos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Lamarão, Teofilândia, Biritinga, Retirolândia e Barrocas.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto, o aumento de produção de água contribui para equilibrar a distribuição nas áreas atendidas. “O sistema vem passando por oscilações decorrentes de falhas no fornecimento de energia elétrica e pela redução do volume de água disponível no aquífero, ao longo dos anos. Com a entrada do novo poço, teremos condição de equalizar melhor o fornecimento”, informou.
O poço está funcionando ligado a um gerador de energia elétrica movido a diesel, com um custo estimado de R$ 360 mil por mês, buscando evitar impactos do fornecimento irregular de energia elétrica.