A manhã e início da tarde deste sábado, 02, foi bastante concorrida na cidade de São Domingos no território do sisal com um ato público institucional da Prefeitura que realizou a entrega da reforma e requalificação do mercado municipal e apresentou a ambulância do SAMU recebida na última segunda-feira, 27/11, em Salvador, num ato que contou com a presença da ministra da Saúde Nísia Trindade e o governador Jerônimo Rodrigues.
O ato em São Domingos contou com a presença, além do prefeito Ilário e da primeira dama Diana, de dois secretários do Governo Jerônimo: Elisangela Araújo que é filha da terra e dirige a Secretaria de Politicas para às Mulheres e Osni Cardoso natural de Serrinha, atual secretário de Desenvolvimento Rural, além deles, marcaram presença e participaram da mesa: Tita Ferreira superintendente do Ministério de Desenvolvimento Agrário/ MDA na Bahia, e Euzimar Cordeiro Carneiro, conhecido por Mazinho superintendente de Agricultura Familiar – SUAF. O deputado estadual Alex da Piatã que não esteve presente por estar em viagem fora do estado, mandou um vídeo justificando a ausência e elogiando mais uma grande conquista. Ele designou Valdemi de Assis seu chefe de Gabinete para lhe representar.
A mesa contou com a presença também dos vereadores: Agnaldo, Genival, Herbert e Rocha. Ex-prefeito Domingos Nafitel e ex vice-prefeito Fabinho de Santo Antônio que estavam na oposição e aderiram ao Governo Ilário Carneiro este ano. Fabinho no mês de junho e Nafitel há cerca de 30 dias. Além dos secretários Kelcya da Saúde, Iolanda da Agricultura e Rony de Nadinho da Infraestrutura.
O prefeito Ilário Carneiro não escondeu a satisfação por entregar uma obra tão importante para a população, segundo ele ao assumir o governo encontrou um verdadeiro caos e que o ex gestor pra se vingar da população criou um ‘pacote de maldade’, dentro desse pacote ele pediu pra cancelar uma emenda que o município tinha para reforma do centro de abastecimento no valor de R$ 700 mil, “e nós juntos com Elisângela, Alex da Piatã e o então governador Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil de Lula, conseguimos ao invés de setecentos mil, conseguimos três vezes mais, ou seja, dois milhões e cem mil reais. Então nós tivemos o cuidado de fazer uma obra bonita, que seja acolhedora, que não seja somente para os feirantes e sim para toda população se sentir confortável”, disse o gestor.
Sobre as ações do seu governo como um todo, disse que o município passa por transformação e que ele está reconstruindo – Ouça
O prefeito também comentou sobre o SAMU que tem alguns critérios a serem cumpridos e na próxima segunda-feira, 04, a secretária de Saúde Kelcya vai a Serrinha onde está a base central do SAMU para entender o funcionamento e posteriormente deixar a disposição da população.
No veículo vão trabalhar em regime de plantão dois profissionais, ou sejam, o motorista e um técnico de enfermagem. A secretária lamentou que membros do grupo de oposição estejam criticando por que o veículo ainda não foi colocado a serviço da comunidade e explicou que existe todo um trâmite e treinamento dos profissionais.
A suplente de deputada federal que está a frente da Secretaria estadual de Políticas para ás Mulheres, Elisângela Araújo, mostrou-se muito emocionada pelo progresso que tem chegado a São Domingos de onde é natural. Lembrou da sua luta que teve início aos 16 anos quando ingressou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e nunca mais parou de buscar melhorias de modo especial para a agricultura familiar.
Ela conversou com a reportagem do Calila sobre esse momento de alegria – Ouça
O secretário Osni Cardoso disse que foi um dia histórico com muitas entregas para fortalecer a agricultura familiar. Lamentou a situação da seca que assola a maioria dos municípios baianos e falou da alternativa da palma para os produtores e pediu que eles façam o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) para receber as mudas, “Temos que ter consciência que vivemos no semiárido e convivemos com períodos de longas estiagens e o plantio da palma é uma saída para alimentação dos animais neste momento”, disse o secretário.
Na oportunidade Osni assinou o convênio com a Prefeitura no valor de R$ 150 mil através do Programa de Mecanização Rural – PROMER para limpeza de aguadas. Ele prometeu também um micro trator a secretária de Agricultura e mais cinquenta barracas para feira livre.
Veja outras fotos