Uma solenidade militar com participação de representantes politicos e da sociedade civil na manhã desta sexta-feira, 12, marcou a inauguração da Base Avançada da CETO na Rua Antônio Militão Rodrigues, em Retirolândia, município do território do sisal.
O ato contou com a presença do comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Antônio Batista de Macêdo Junior, oficiais e policiais militares da área do 16º, deputado estadual Alex da Piatã (PSD), prefeito anfitrião Vonte do Merim e Ubaldino Amaral do município de Valente, além de vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos, delegada da Polícia Civil Rosangela Batista entre outras.
A CETO (Companhia de Emprego Tatico Operacional) se destaca por ser um grupo que atua de forma intinerante, ou seja, percorre várias cidades em apoio as guarnições das companhias e pelotões locais. Neste caso a base da Ceto em Retirolândia atenderá também, Conceição do Coité, Valente, São Domingos e Santaluz que juntas somam uma população de cerca de 150 mil habitantes.
O deputado Alex da Piatã exaltou o trabalho do tenente-coronel e todos os militares compõem o 16º Batalhão pela redução da violência em todos os sentidos. O parlamentar contou que o comandante tão logo chegou para assumir o 16º BPM no segundo semestre do ano passado lhe fez uma visita e disse que ia trabalhar neste sentido já pôde apresentar números positivos.
O prefeito Vonte do Merim (PSD) garantiu ao comandante que a Prefeitura dará todo apoio necessário a Base Avançada da CETO, segundo ele confia e admira o trabalho da Polícia Militar pela coragem de enfrentar a criminalidade que está muito presente no País e na região.
Tenente-coronel Macedo sempre em seu discurso cita o homem do campo como umas das prioridades, segundo ela o governador Jerônimo está tendo uma atenção especial com a segurança pública. Ele defende a manutenção do homem do campo. Segundo o oficial houve uma diminuição em 80% no número de homicídios somente nos últimos seis meses e o trabalho da Polícia vem sendo feito para proteger a toda população.
Sobre a implantação da Base da Ceto, Macedo disse que está se concretizando graças aos políticos, de modo especial ao deputado Alex da Piatã e o governador Jerônimo. “Porque ele é um parceiro, ele luta pela região”, disse.
O oficial destacou também o investimento do Estado na segurança pública, ele apresentou um fuzil israelense que disse que tem valor muito alto e mesmo assim disponibilizou para todas as unidades da polícia e comentou também sobre a viatura que serve a CETO que tem poucos quilometros rodados.
Enfim, a PM conta com homens preparados, tendo a sua disposição armamento com capacidade de enfrentar o crime organizado e viaturas potentes. A Ceto passa a contar com três bases avançadas.