Foi aberta na noite de segunda-feira, 19, a Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino da cidade de Valente quando reuniu cerca de 500 trabalhadores da educação no Centro de Educação Infantil Emanoel Arcanjo de Oliveira, bairro da Minação que ainda não foi inaugurado oficialmente.
O evento contou com a presença do prefeito Ubaldino Amaral (União Brasil) acompanhado da primeira dama Lúcia Amaral, vice-prefeito José Robson da Cunha “Zé de Zeli” secretária de Educação Joelma Oliveira, gestora da unidade escolar Suzana Mota, além dos vereadores Vado do Hospital e Gabi Gás, secretários municipais e outras lideranças de entidades voltadas para a área da educação e de outros setores convidados para compor a mesa.
Várias atividades marcaram a abertura da Jornada Pedagógica que tem como tema “Gestão de Aprendizagem: Qualidade, Equidade e Inclusão. A Orquestra Sisaleira formada por um grupo de músicos oriundos da Orquestra Santo Antônio de Conceição do Coité deu boas vindas aos participantes, o Balé da turma de educação integral da Escola Olegário Tiago, seguido do grupo de Teatro Leitura e Arte, da Escola Veríssimo Ferreira, da comunidade da Encruzilhada, um vídeo institucional mostrando tudo que foi feito na edução de Valente de 2021 para cá foi apresentado ao público presente, antecederam a palestra com Sérgio Shell formado pela Associação Internacional de Coaching.
A secretária de Educação Joelma Oliveira abriu os trabalhos saudando a todos e fez uma retrospectiva da gestão 2021-2024. Ela começou falando da grande dificuldade encontrada no periodo de incertezas, de medo quando enfrentou a maior pandemia do século (novo Coronavírus) que teve inicio um ano antes de ela assumir a Secretaria.
A secretária relatou toda dificuldade desde a baixa quantidade de alunos encontrada na rede municipal, recursos pequenos para trabalhar e tendo que adaptar a realidade do ensino remoto sem internet nas escolas e professores e alunos em isolamento social, e, após estudos e pesquisas, encontraram estratégias que nortearam os trabalhos e hoje quando está concluindo a gestão só tem o que comemorar por Valente está entre os destaques na educação de toda região, tanto em conteúdos como em investimentos em obras e material didático através da Prefeitura que segundo ela, Ubaldino Amaral investe maçicamente na educação.
De acordo com Joelma a gestão tem buscado melhorar a cada ano o ensino e sabe que um das mais importantes ações é a valorização dos professores que a cada ano recebem algo para facilitar a vida deles e este ano ofertou a cada educador um mini amplificador com microfone para evitar muito esforço ao falar durante as aulas.
O prefeito Ubaldino Amaral também fez um balanço do que foi investido na educação até este momento, começou destacando o próprio local onde acontece a Jornada que foi feito todo com recursos próprios do município e vai receber centenas de crianças em tempo integral.
O prefeito disse em seu discurso que aprendeu que se deve fazer educação com amor. “Nós aprendemos isso lá atrás, nos idos da minha juventude, enquanto estudante, presidente da CENEC, vereador a quarenta anos atrás, depois nos nossos três mandatos de prefeito e nós priorizamos abertamente a educação, porque sabemos da importância para os estudantes valentenses”, afirmou Ubaldino.
O gestor revelou dados importantes em relação ao número de alunos matriculados no município, mais de cinco mil no total, quase o dobro do número informado por Joelma quando assumiu em 2021 e ele atribui tudo isso ao grande trabalho que envolve todos os trabalhadores da educação. “O grande aumento no número de alunos em Valente é o que possibilita os investimentos e a valorização dos salários do professores que de 2022 pra cá tiveram aproximadamente cinquenta por cento de reajuste, e nós em momento algum hesitamos mandar para a câmara para aprovação desse teto que é justo pra o professorado, ter esse salário digno, hoje Valente paga um dos maiores salários de toda região”, afirmou Amaral.
O prefeito falou ainda de várias ações como construções de quadras, aquisição de veículos, reformas de escolas, entre outras.
Palestrante
Sérgio Shell veio diretamente de Vitória da Conquista para fazer uma palestra nesta Jornada Pedagógica. Ele que é consultor organizacional, educador, palestrante, coach formado pela Associação Internacional de Coaching Instituto e Sociedade Latino Americana de Coaching, especialista em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos, administrador de Empresas pela FTC de Vitória da Conquista entre outros itens curriculares, iniciou seu trabalho quando os participantes já estavam há mais de duas horas sentados e ele logo envolveu toda plateia.
Segundo o palestrante o que ele apresentou aos profissionais de educação em Valente foi o trabalho de maturidade pessoal para realização profissional, de acordo com ele, o profissional só se realiza se estiver maduro. “Todo ser humano está precisando amadurecer, nós não estamos nem atrasados, nem avançados, nós estamos no tempo. Uma vez um pouco mais maduros, aproveitamos melhor esse tempo e foi isso que eu passei aqui para os educadores”, afirmou.
Sérgio disse ao Calila Notícias que o trabalho apresentado é uma metodologia desenvolvida por ele e será transformado em livro.
Sobre a cidade de Valente e a gestão, ele disse ter ficado encantado, “desde o primeiro contato que fizeram comigo, ao cuidado de me buscar, de não deixar faltar nada. Se isso eles fazem comigo, devem fazer com outro, essa é a impressão que eu tenho”, finalizou.
A Jornada continua até hoja a tarde e início das aulas nesta quarta-feira, 21.
Veja outras fotos